Anvisa proíbe e determina apreensão de Gluconex e Tirzedral

Compartilhe essa notícia:

Resumo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização e determinou a apreensão dos produtos Gluconex e Tirzedral. Os itens eram vendidos ilegalmente como medicamentos injetáveis para emagrecimento sem possuir registro no órgão.

Destaques da decisão

  • Proibição total: Estão vetados o uso, a importação, a distribuição e a venda dos produtos.
  • Falta de registro: As marcas não possuem cadastro, notificação ou registro oficial na Anvisa.
  • Origem ignorada: Os itens são fabricados por uma empresa que não foi identificada.
  • Risco à saúde: Por serem irregulares, não existe garantia sobre a qualidade ou o conteúdo das substâncias.

Proibição e apreensão imediata

Conforme apuração original do portal Agência Gov – Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (14/4), a apreensão dos produtos Gluconex e Tirzedral. A decisão do órgão regulador também proíbe a comercialização, a distribuição, a importação e o uso de ambos os itens em todo o território nacional.

Riscos e irregularidades das marcas

Os produtos Gluconex e Tirzedral são amplamente divulgados em canais da internet e comercializados como medicamentos injetáveis de GLP-1, conhecidos popularmente pelo público como canetas emagrecedoras. No entanto, a Anvisa esclarece que esses itens não possuem qualquer tipo de registro, notificação ou cadastro junto à agência.

A fabricação dos produtos é atribuída a uma empresa não identificada, o que os classifica como mercadorias de origem desconhecida. Devido a essa irregularidade, o órgão alerta que não há garantias sobre a composição ou a qualidade do que é entregue ao consumidor. Por esse motivo, a recomendação é que os produtos não sejam utilizados em nenhuma hipótese.

Orientações para o público e profissionais

A medida oficial foi publicada no Diário Oficial da União por meio da Resolução (RE) 1.519/2026. Pacientes ou profissionais da área da saúde que encontrarem unidades das marcas e lotes mencionados devem entrar em contato com as autoridades competentes.

LEIA TAMBÉM  ONU Mulheres oferece curso gratuito de tecnologia para mulheres em dez capitais; inscrições vão até 19 de julho

As denúncias e comunicações podem ser feitas diretamente à Anvisa, por meio de seus canais de atendimento, ou junto à Vigilância Sanitária (Visa) local. As informações para consulta desses canais estão disponíveis no portal oficial da agência.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Maconhas sintéticas: o que são, efeitos e riscos das drogas conhecidas como K2, K4 e K9

Substâncias químicas produzidas em laboratório têm potência muito superior à cannabis e podem causar...

Inteligência Artificial está presente em 59% dos órgãos públicos brasileiros, aponta pesquisa

TIC Governo 2025 mostra que Poder Judiciário lidera adoção com 94%; prefeituras com mais...

Mulher denuncia importunação sexual e suspeito é levado à delegacia no Oeste

Uma ocorrência de importunação sexual mobilizou a Polícia Militar na noite desta segunda-feira (20),...

Chapecó encerra seletivas do Extremo Oeste e classifica seis semifinalistas do Santa Catarina Canta

Última etapa definiu artistas das categorias Infantojuvenil e Geral. Semifinal regional acontece em 20...