domingo, 22 junho, 2025

Ato na Alesc relembra vítimas de feminicídio em SC

Compartilhe essa notícia:

No ano de 2024, em Santa Catarina, 51 mulheres foram vítimas de feminicídio. Elas foram mortas por serem mulheres. Para honrar a memória delas e denunciar o alto número de assassinatos, a Procuradora da Mulher na Alesc, deputada Luciane Carminatti (PT), realizou, nesta quarta-feira (19), uma manifestação no Hall da Assembleia Legislativa.

Durante o ato, mulheres vestidas de preto colocaram 51 sapatos femininos vermelhos em frente à galeria de presidentes da Alesc, representando as vítimas. A instalação ainda contém a data do assassinato e a cidade catarinense onde cada mulher foi vítima de feminicídio. A intervenção permanece no hall do Palácio até o fim do dia. As participantes também seguraram uma faixa que questionava: “Por que matam as mulheres?”.

Para a deputada Luciane Carminatti, não basta falar do mês de março, conhecido como “o Mês da Mulher”, apenas enaltecendo a importância das mulheres. “Isso nós já sabemos”, afirmou. De acordo com a parlamentar, a manifestação denuncia uma questão grave que vem sendo ignorada pelos poderes públicos.

“O que estamos dizendo e denunciando é que não dá para conviver como se nada estivesse acontecendo. Santa Catarina é um estado com receita em crescimento, um estado empreendedor, um estado de pleno emprego e que se diz referência em segurança para o país, mas onde 51 mulheres foram assassinadas e 30 mil mulheres pediram proteção para não serem assassinadas”, declarou Carminatti.

Os dados citados pela deputada e que motivaram o ato são fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina e estão disponíveis no Observatório da Violência Contra a Mulher em Santa Catarina.

Texto e fotos: Agência Alesc

LEIA TAMBÉM  Três pessoas são detidas por tráfico de drogas no bairro São Lucas

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

SC tem previsão de chuva intensa e risco de temporais entre quinta e sexta-feira

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC) emitiu...

Educação lança simulador de Índice de Carência online para os programas Universidade Gratuita

A Secretaria de Estado da Educação lançou um simulador de Índice de Carência (IC)...

Homem é preso por estuprar e extorquir idosa de 70 anos no Oeste

Na manhã deste sábado (14), a Polícia Civil de Descanso prendeu um homem de...

Quatro em cada 10 brasileiros já foram alvo de fraudes pela internet

Um levantamento feito para o relatório semestral Global de Tendências de Fraude Omnichannel da...
error: Este conteúdo é protegido !!