domingo, 8 dezembro, 2024

Infraestrutura de SC não condiz com seu potencial, diz Aguiar na Alesc

Compartilhe essa notícia:

Santa Catarina tem plenas condições de ultrapassar São Paulo como o estado mais competitivo do país se a infraestrutura for tratada como prioridade. Mas a falta de investimentos no setor pode levar o estado a perder posições, com reflexos negativos no desenvolvimento e na geração de empregos. O alerta é do presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, e foi feito durante evento organizado pela Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura do Congresso Nacional (FRENLOGI) na última quinta-feira 29.

O presidente da entidade voltou a destacar que a infraestrutura do estado não condiz com seu potencial econômico e com a importância do estado na geração de divisas para a União. SC é o 6º maior PIB brasileiro e o 5º maior arrecadador de impostos federais. “Historicamente, Santa Catarina não tem recebido investimentos federais na sua infraestrutura condizentes com a importância do estado para a economia do país”, lembrou.

Passam por portos catarinenses 21% dos contêineres movimentados no país, e os portos de Navegantes e Itapoá figuram entre os 5 maiores do Brasil nesse quesito. O estado também conta com o melhor aeroporto do país na avaliação dos usuários, o da capital. “Não é apenas uma questão de justiça investir na infraestrutura de SC, mas uma questão de inteligência. Investindo em SC, o retorno à União será muito maior do que já estamos dando hoje”, afirmou Aguiar.

Para a FIESC, a melhoria do acesso aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá, na Baía da Babitonga, além de investimentos para o acesso rodoviário aos portos de Itajaí e Navegantes são prioridades. “Nossos portos são competitivos e eficientes, e essas questões precisam ser resolvidas”, salientou.

O evento reuniu autoridades e entidades da sociedade civil e do setor produtivo para debater os principais desafios de logística e transportes e os projetos em andamento e futuros no setor, na Assembleia Legislativa de SC.

LEIA TAMBÉM  Arrecadação federal em outubro fecha com alta

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Sitespm de Chapecó e Região apresenta pauta de negociações

"A Direção do SITESPM-CHR protocolou a Pauta de Reivindicações dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Municipais de...

Apenados farão provas do Enem PPL na próxima semana

Ao todo, 97.016 candidatos se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio para presos...

Homem se envolve em acidente e é apreendido com arma e droga

Na tarde desta segunda-feira, no bairro Bela Vista, uma equipe do Corpo de Bombeiros,...

Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios

Desde a última segunda-feira (2), as operadoras de telefonia estão livres para instalar a...
error: Este conteúdo é protegido !!