domingo, 12 outubro, 2025

Ato na Alesc relembra vítimas de feminicídio em SC

Compartilhe essa notícia:

No ano de 2024, em Santa Catarina, 51 mulheres foram vítimas de feminicídio. Elas foram mortas por serem mulheres. Para honrar a memória delas e denunciar o alto número de assassinatos, a Procuradora da Mulher na Alesc, deputada Luciane Carminatti (PT), realizou, nesta quarta-feira (19), uma manifestação no Hall da Assembleia Legislativa.

Durante o ato, mulheres vestidas de preto colocaram 51 sapatos femininos vermelhos em frente à galeria de presidentes da Alesc, representando as vítimas. A instalação ainda contém a data do assassinato e a cidade catarinense onde cada mulher foi vítima de feminicídio. A intervenção permanece no hall do Palácio até o fim do dia. As participantes também seguraram uma faixa que questionava: “Por que matam as mulheres?”.

Para a deputada Luciane Carminatti, não basta falar do mês de março, conhecido como “o Mês da Mulher”, apenas enaltecendo a importância das mulheres. “Isso nós já sabemos”, afirmou. De acordo com a parlamentar, a manifestação denuncia uma questão grave que vem sendo ignorada pelos poderes públicos.

“O que estamos dizendo e denunciando é que não dá para conviver como se nada estivesse acontecendo. Santa Catarina é um estado com receita em crescimento, um estado empreendedor, um estado de pleno emprego e que se diz referência em segurança para o país, mas onde 51 mulheres foram assassinadas e 30 mil mulheres pediram proteção para não serem assassinadas”, declarou Carminatti.

Os dados citados pela deputada e que motivaram o ato são fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina e estão disponíveis no Observatório da Violência Contra a Mulher em Santa Catarina.

Texto e fotos: Agência Alesc

LEIA TAMBÉM  STF define que Justiça Militar decidirá sobre perda de patente de Bolsonaro e generais

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Provas do Enem acontecem nos dias 9 e 16 de novembro

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 começa em um mês. O...

Comércio e indústria projetam grandes negócios

Feira une agronegócio, tecnologia, comércio, indústria, cultura, gastronomia e lazer em um único ambiente

Campanha de Vacinação 2025: crianças e adolescentes podem atualizar a caderneta até 31 de outubro

A campanha de vacinação 2025 está em andamento em todo o país, oferecendo uma...

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 27 milhões neste sábado

As seis dezenas do concurso 2.926 da Mega-Sena serão sorteadas neste sábado (10), a...