Receita Federal paga segundo lote de restituição do IR 2026 nesta sexta (27)

Compartilhe essa notícia:

Tabela de Conteúdos [hide]

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (27) o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2026. Ao todo, 204.824 contribuintes receberão R$ 578,97 milhões. Desse total, R$ 337,69 milhões irão para contribuintes com prioridade legal no reembolso.

As restituições estão distribuídas da seguinte forma:

  • 127.585 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via Pix.
  • 39.290 contribuintes de 60 a 79 anos.
  • 17.318 contribuintes sem prioridade.
  • 10.735 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
  • 6.632 contribuintes acima de 80 anos.
  • 3.264 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

Como consultar

A consulta está disponível desde o último dia 20 na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Pagamento

O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada (como em caso de conta desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco:

  • 4004-0001 (capitais)
  • 0800-729-0001 (demais localidades)
  • 0800-729-0088 (telefone especial para deficientes auditivos)
LEIA TAMBÉM  Chapecó tem 85 mil inadimplentes

Caso o contribuinte não resgate o valor depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos, clicando em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Dois homens são presos por tráfico de drogas e posse de arma em Guatambu

Suspeitos de 27 e 26 anos foram flagrados com revólver calibre .32 com numeração...

PRF apreende mais de 120 eletrônicos e 160 medicamentos ilegais em Santa Catarina

Mercadorias estavam escondidas sob banco, assento traseiro e espaço do estepe. Motorista foi preso...

Sicredi impacta mais de 4 mil estudantes em Chapecó e região com programas educacionais

Cooperativa mantém iniciativas como A União Faz A Vida, Finanças na Mochila e Cooperativas...

FIESC mostra avanço das mulheres em liderança, engenharia e áreas técnicas

Santa Catarina é o estado brasileiro com a maior participação de mulheres no mercado...