segunda-feira, 8 setembro, 2025

STF abre sessão solene para retomada dos trabalhos em 2025

Compartilhe essa notícia:

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu no começo da tarde desta segunda-feira (3) a sessão solene para marcar a abertura dos trabalhos da Corte em 2025. A Corte estava em recesso desde o fim de dezembro do ano passado, e os ministros atuaram nesse período somente em questões urgentes.

Estão presentes no plenário diversas autoridades, entre elas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e os novos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

A sessão foi aberta com a execução do Hino Nacional e, em seguida, o presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, faz um discurso.  A Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também devem se manifestar. 

Os primeiros julgamentos agendados para este ano serão iniciados na próxima quarta-feira (5), quando a Corte retomará a análise da legalidade das revistas íntimas vexatórias nos presídios para evitar a entrada de drogas, armas e celulares.

A Corte já formou maioria para proibir as revistas, mas o julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, que proferirá seu voto.

No mesmo dia, também está na pauta a retomada do julgamento definitivo da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) das Favelas, processo que trata da letalidade policial no Rio de Janeiro.

Na ADPF 635, a Corte já determinou medidas para reduzir a letalidade durante operações realizadas pela Polícia Militar contra o crime organizado nas comunidades da capital fluminense.

LEIA TAMBÉM  Câmara aprova urgência para projeto que isenta Imposto de Renda até R$ 5 mil

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Morre Mino Carta, fundador da Carta Capital, aos 91 anos em São Paulo

O jornalista Mino Carta, fundador e diretor de redação da revista Carta Capital, morreu...

100 mil trabalhadores ainda podem sacar o Abono Salarial de 2023

O Governo do Brasil, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), identificou...

Funcionários controlam princípio de incêndio em restaurante no Centro de Chapecó

Na madrugada desta sexta-feira (5), um princípio de incêndio em restaurante foi registrado na...

Chapecó realiza feira de mudas ornamentais e frutíferas

A Prefeitura de Chapecó, por meio da secretaria da Agricultura e Pesca e apoio...