terça-feira, 12 maio, 2026

Gilmar Mendes vota para derrubar lei que proibiu cotas raciais em universidades de SC

Compartilhe essa notícia:

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (10) para derrubar a lei de Santa Catarina que proibiu cotas raciais em instituições de ensino que recebem verbas públicas do estado. O voto foi proferido no julgamento virtual em que o plenário analisa ações protocoladas pelo PSOL, PT, PCdoB e o Conselho Federal da OAB.

A Lei 19.722 de 2026 foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Jorginho Mello. A norma permitia a reserva de vagas apenas para pessoas com deficiência, alunos oriundos de escolas públicas ou com base em critérios exclusivamente econômicos.

Lei já havia sido suspensa pelo TJSC

Antes de o caso chegar ao STF, a lei foi suspensa por uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Em sua manifestação, o ministro Gilmar Mendes afirmou que a Corte já reconheceu a constitucionalidade das ações afirmativas.

“Não há dúvidas quanto à constitucionalidade, em abstrato, das ações afirmativas baseadas em critérios étnico-raciais”, declarou o ministro.

Julgamento virtual segue até 17 de abril

O julgamento virtual prossegue até a próxima sexta-feira (17). Mais nove ministros ainda votarão. A expectativa é de que a maioria acompanhe o voto de Gilmar Mendes, o que tornaria a proibição das cotas raciais em SC inconstitucional, restabelecendo a possibilidade de reserva de vagas com base em critérios étnico-raciais nas instituições de ensino que recebem recursos públicos estaduais.

A decisão final do STF terá impacto direto sobre políticas de ações afirmativas em Santa Catarina e poderá servir de precedente para outros estados com legislação semelhante.

LEIA TAMBÉM  Chocolate meio amargo pode deixar de existir? Saiba o que muda com a nova regra

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: frio intenso em Chapecó com mínima de 2°C no domingo

Resumo: A previsão do tempo entre sábado (9) e quarta-feira (13) em Chapecó aponta...

Curso da Fundação ALB e Aurora aproxima estrangeiros da cultura brasileira

Há um detalhe que chama atenção antes mesmo de qualquer discurso começar: o mapa-múndi...

Chapecoense pede à CBF alteração de horário de jogo contra o Botafogo na Copa do Brasil

Resumo: A Chapecoense protocolou um pedido formal à CBF para alterar o horário da...

Polícia Militar apreende caminhão com 207 mil carteiras de cigarros e 1.172 vinhos argentinos

Resumo: Na manhã de domingo (10), a Polícia Militar de Maravilha apreendeu um caminhão...