Por: Mayara Leite – Redatora Seo On
Notícias de Chapecó – O padre Cleber Pagliochi, de Chapecó (SC), publicou uma nota oficial informando que não atenderá pedidos de oração pela personagem Odete Roitman, interpretada pela atriz Débora Bloch na novela Vale Tudo.
Segundo o sacerdote, as mensagens começaram a chegar na segunda-feira (6), logo após a exibição da cena da morte da personagem, em que fiéis pediam para que ela fosse “salva pelos erros que cometeu” na trama.
Reflexão sobre realidade e ficção
O padre explicou que sua manifestação nas redes sociais tinha o objetivo de provocar reflexão humana, destacando a necessidade de separar o real da ficção.
“A dificuldade, às vezes, de separar o que é real e o que é ficção acaba tomando conta do nosso mundo. Fiz a nota também para provocar essa reflexão humana. Claro que novela e teatro são importantes, inspiram muitas pessoas, mas é preciso saber discernir”, escreveu Pagliochi.
Ele reforçou que as orações cristãs devem ser direcionadas a pessoas reais e a situações concretas da vida e da fé, independentemente de quão marcantes sejam personagens de novelas ou teatro.
Veja também: Comunidade Sustentável é tema de podcast no canal Educa Chapecó Play
Repercussão e contexto histórico
A publicação do sacerdote, feita na quarta-feira (8), recebeu diversos comentários e repercutiu nas redes sociais. Na nota, ele ainda destacou gratidão, bom humor e fé como fundamentos de sua mensagem.
A cena da morte de Odete Roitman, exibida em 2025 como referência à clássica versão de 1988, lembra o impacto histórico da personagem na teledramaturgia brasileira. Na primeira exibição, o mistério sobre a morte de Odete mobilizou o país, gerando quase 2,5 milhões de cartas enviadas pelo público, ansioso para descobrir o assassino da vilã interpretada por Beatriz Segall.
Fonte: Portal G1