Transferências voluntárias aos municípios avança na Alesc

Compartilhe essa notícia:

Tabela de Conteúdos [hide]

Em um marco significativo para Santa Catarina, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria o convênio simplificado para as transferências voluntárias. Este avanço é uma etapa essencial para garantir que recursos possam ser destinados aos municípios de forma rápida e dentro dos parâmetros legais.

A expectativa do Executivo é de que, com o apoio Legislativo, os repasses sejam retomados até o fim do mês de novembro, garantindo que os compromissos firmados com os prefeitos sejam honrados e que a população possa ser beneficiada diretamente pelos investimentos.

A PEC encaminhada pelo governador Jorginho Mello propõe um modelo substitutivo à Transferência Especial Voluntária (TEV), suspensa após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Diante desse cenário, o Governo do Estado desenvolveu uma alternativa que segue o artigo 184-A da nova Lei das Licitações, permitindo repasses mais ágeis, com transparência e segurança jurídica.

O secretário da Casa Civil, Marcelo Mendes, ressalta que a aprovação da PEC representará o comprometimento dos deputados estaduais com o desenvolvimento local e a valorização das parcerias municipais.

“A decisão da CCJ demonstra a sensibilidade dos deputados sobre a importância do tema, marcando um passo importante para viabilizar o repasse de recursos aos 295 municípios catarinenses, priorizando a continuidade das obras e investimentos essenciais”, destacou Mendes.

Próximas etapas

A votação da admissibilidade em plenário abre caminho para que a matéria tenha seu mérito analisado. O texto entrará na pauta das comissões de Constituição e Justiça; de Finanças e Tributação; e de Trabalho, Administração e Serviço Público. 

Se aprovada, possibilitará a criação de convênios simplificados entre o Governo do Estado e os municípios, com um limite de até R$ 5 milhões por convênio.

LEIA TAMBÉM  MPSC notifica 34 empresas do Oeste de SC por sonegação de ICMS

O convênio simplificado também trará duas novas exigências: um Termo de Convênio assinado entre o governo estadual e o municipal e um parecer jurídico. Essas mudanças visam reforçar a transparência e a segurança jurídica, de modo a atender plenamente os requisitos constitucionais e as diretrizes de controle interno.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Seleção do Irã deixa carta manuscrita com apelo pela paz após jogo nos EUA

Mensagem em inglês foi encontrada no vestiário do estádio de Los Angeles; time agradeceu...

Homem é denunciado por tentativa de feminicídio contra ex‑companheira no bairro Bela Vista, em Chapecó

Crime teria ocorrido em novembro de 2012, mas a denúncia foi oferecida recentemente. Vítima...

Semana de frio intenso com geada na Capital do Oeste

Massa de ar polar avança sobre o Oeste catarinense e deve provocar mínimas de...

Câmara de Chapecó debate regulação e tecnologia para energia solar

A Câmara de Vereadores de Chapecó realizou, nesta segunda-feira (22), uma audiência pública para...