segunda-feira, 5 janeiro, 2026

Deputado catarinense propõe grupo de trabalho para discutir a COP 30

Compartilhe essa notícia:

Durante encontro em Belém (PA), o deputado estadual Mauro De Nadal participou de uma reunião com presidentes de Assembleias Legislativas de todo o país e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O objetivo foi discutir formas de envolver os legislativos estaduais na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada de 10 a 21 de novembro, também em Belém.

Na ocasião, De Nadal sugeriu a criação de um grupo de trabalho com representantes das Assembleias, voltado à troca de informações e experiências sobre ações relacionadas ao evento climático. A proposta é reunir esforços para qualificar a participação dos parlamentos estaduais na conferência.

De acordo com o deputado, a COP 30 representa não apenas um espaço de debate, mas também uma oportunidade para destacar iniciativas locais relacionadas à sustentabilidade. Ele citou dados de Santa Catarina, como a cobertura de florestas nativas e a redução do desmatamento da Mata Atlântica, além da relevância do agronegócio no estado.

Entre os temas que podem ser debatidos no âmbito do grupo estão políticas de compensação ambiental e estratégias para ampliar o saneamento básico em municípios catarinenses.

Além de Mauro De Nadal, os deputados estaduais Neodi Saretta e Ivan Naatz também participaram das agendas em Belém. A comitiva catarinense ainda se reuniu com o governador do Pará, Helder Barbalho, que foi convidado a visitar Santa Catarina para debater a COP 30 — a data do encontro será definida.

LEIA TAMBÉM  Economia fecha 2025 com resiliência e projeção estável para 2026

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Alistamento militar de 2026 já está aberto

Serviço é obrigatório para homens e voluntário para mulheres

Corpo em decomposição é encontrado em Chapecó

Vítima é um homem com aproximadamente 40 anos de idade. Polícia investiga o caso

Queima de fogos pode desencadear crise sensorial em autistas

Apesar de lei impeditiva, prática ainda é comum em todo o Brasil. Chapecó tem lei específica

Aposentadoria tem novas regras

Reforma da Previdência estabelece regras automáticas de transição. Confira simulações