terça-feira, 14 abril, 2026

Setor de serviços fecha 2025 com crescimento de 2,8%, quinto ano consecutivo de alta

Compartilhe essa notícia:

O setor de serviços brasileiro encerrou 2025 com expansão de 2,8%, marcando o quinto ano seguido de crescimento. O dado faz parte da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar do recuo de 0,4% na passagem de novembro para dezembro, o setor opera 19,6% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e está 0,4% abaixo do recorde histórico registrado em novembro de 2025.

Desempenho anual: menor crescimento dos últimos cinco anos

Embora positiva, a taxa de 2,8% é a menor expansão anual desde 2020, ano marcado pela pandemia. Veja a evolução do setor nos últimos cinco anos:

  • 2021: 10,9%
  • 2022: 8,3%
  • 2023: 2,9%
  • 2024: 3,1%
  • 2025: 2,8%

No acumulado do período pós-pandemia (2021-2025), os serviços acumulam alta de 31%.

Tecnologia da informação lidera expansão no quinquênio

Entre 2021 e 2025, os destaques positivos ficaram com segmentos específicos:

  • Serviços de tecnologia da informação: 84,4%
  • Serviços técnico-profissionais: 59,8%
  • Transporte terrestre: 43,5%

Desempenho por atividade em 2025

No recorte anual, quatro das cinco grandes atividades pesquisadas fecharam o ano no campo positivo:

  • Serviços de informação e comunicação: +5,5%
  • Serviços profissionais, administrativos e complementares: +2,6%
  • Transportes, serviços auxiliares e correio: +2,3%
  • Outros serviços: -0,5%

Entre os 166 serviços pesquisados, 53,6% terminaram o ano com alta. Os segmentos com maior influência positiva foram:

  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet.
  • Transporte aéreo de passageiros.
  • Transporte rodoviário de carga.
  • Publicidade.
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador.

Dezembro: recuo não indica reversão de tendência, diz IBGE

A queda de 0,4% em dezembro foi apenas o segundo resultado negativo do ano, ao lado de janeiro (-0,3%). A média móvel trimestral — que indica a tendência mais recente do setor — registrou variação nula (0%) na comparação com o período encerrado em novembro.

LEIA TAMBÉM  Justiça Federal proíbe bloqueio de rodovias e acesso a portos em SC e fixa multas de até R$ 100 mil

“Não dá para inferir que há inversão de trajetória. Temos os serviços operando em grande força”, afirmou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE.

Recuperação pós-pandemia

O tombo de 7,8% em 2020, provocado pelas medidas de isolamento social e fechamento de negócios, foi completamente revertido nos anos seguintes. Atualmente, o setor de serviços opera 19,6% acima do patamar de fevereiro de 2020.

A Pesquisa Mensal de Serviços abrange atividades como transporte, turismo, restaurantes, salões de beleza, tecnologia da informação e serviços prestados às famílias e empresas, sendo um dos principais indicadores do nível de atividade econômica no país.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Anac: medidas do governo devem limitar alta das passagens aéreas a 12%

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Chagas, disse nesta sexta-feira...

Chapecó registra 752 doses aplicadas contra Influenza

A campanha ocorreu por meio de três frentes: o programa Sábado Família na Escola,...

Fashion Pátio 2026 traz tendências de outono/inverno ao Pátio Shopping em Chapecó

Espaço de inspiração, estilo e tendências, o Fashion Pátio chega em abril a mais...

Homem é condenado a 71 anos por matar a própria filha no Oeste de SC

Júri popular reconhece feminicídio, sequestro qualificado e ocultação de cadáver Um crime que chocou pela...