sexta-feira, 18 outubro, 2024

Comércio catarinense cresce 6,4% em agosto

Compartilhe essa notícia:

Segundo dados do IBGE, comércio avançou no mercado de móveis e eletrodomésticos 

O volume de vendas do comércio varejista ampliado de Santa Catarina registrou um crescimento de 6,4% em agosto frente ao mesmo mês do ano passado. O resultado demonstra que o setor mantém tendência de alta a partir de bons índices de emprego e renda no Estado. Ou seja, o comércio está vendendo mais, principalmente itens para casa e bens duráveis. Os dados foram apurados pelo IBGE e divulgados nesta quinta-feira, 10.

Em agosto, os setores do comércio que se destacaram foram os de móveis e eletrodomésticos (+18%), artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos (+12,9%), veículos, motocicletas e peças (+10,1%) e supermercados (+7,6%). Já setores como combustíveis e lubrificantes (-2,5%) e materiais de construção (-0,9%) registraram retração nas vendas.

O governador Jorginho Mello atribui o crescimento do comércio ao poder de compra do catarinense. “Santa Catarina gerou mais de 115 mil empregos com carteira assinada em 2024 e a desocupação é a menor do país. Com o mercado de trabalho aquecido, a tendência é que as pessoas comprem mais, também estimula o setor de serviços e a indústria”, afirma.

Vote em nossa enquete

Como você vê as apostas em bets?

Comércio cresce 7,7% no ano, acima da média nacional

O volume de vendas do comércio varejista ampliado de Santa Catarina acumula alta de 7,7% entre janeiro e agosto de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. Assim, o resultado positivo ficou acima da média nacional, que na mesma comparação registrou elevação de 4,5%.

Santa Catarina teve o melhor desempenho entre os estados do Sul e Sudeste, à frente do Rio Grande do Sul (+7,5%), Paraná (+5,5%) e São Paulo (+2,9%), que aparecem na sequência. No entanto, estados do Norte e Nordeste apresentaram percentuais mais elevados.

“O comércio varejista tem crescido de forma consolidada na maioria dos setores. Além disso, o resultado de 7,7% em 2024 é muito expressivo porque partimos de uma base de comparação já alta em 2023. A elevação de vendas em setores como veículos e eletrodomésticos, por exemplo, mostra também uma confiança no futuro da economia catarinense”, acrescenta o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Ação conjunta apreende 60 kg de anabolizantes

Na terça-feira (15), policiais rodoviários federais e agentes da Receita Federal apreenderam em uma...

Auxílio-doença pode ser solicitado nos Correios

O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os...

Lula lança programa de R$ 1 bilhão para produção e compra de arroz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quarta-feira (16), o Programa Arroz...

BRDE quer ampliar parceria para atender demanda na região Sul

Com uma demanda crescente por novos financiamentos a projetos de inovação, o BRDE está...
error: Este conteúdo é protegido !!