quinta-feira, 5 fevereiro, 2026

Comércio catarinense cresce 6,4% em agosto

Compartilhe essa notícia:

Segundo dados do IBGE, comércio avançou no mercado de móveis e eletrodomésticos 

O volume de vendas do comércio varejista ampliado de Santa Catarina registrou um crescimento de 6,4% em agosto frente ao mesmo mês do ano passado. O resultado demonstra que o setor mantém tendência de alta a partir de bons índices de emprego e renda no Estado. Ou seja, o comércio está vendendo mais, principalmente itens para casa e bens duráveis. Os dados foram apurados pelo IBGE e divulgados nesta quinta-feira, 10.

Em agosto, os setores do comércio que se destacaram foram os de móveis e eletrodomésticos (+18%), artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos (+12,9%), veículos, motocicletas e peças (+10,1%) e supermercados (+7,6%). Já setores como combustíveis e lubrificantes (-2,5%) e materiais de construção (-0,9%) registraram retração nas vendas.

O governador Jorginho Mello atribui o crescimento do comércio ao poder de compra do catarinense. “Santa Catarina gerou mais de 115 mil empregos com carteira assinada em 2024 e a desocupação é a menor do país. Com o mercado de trabalho aquecido, a tendência é que as pessoas comprem mais, também estimula o setor de serviços e a indústria”, afirma.

Vote em nossa enquete

Como você vê as apostas em bets?

Comércio cresce 7,7% no ano, acima da média nacional

O volume de vendas do comércio varejista ampliado de Santa Catarina acumula alta de 7,7% entre janeiro e agosto de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. Assim, o resultado positivo ficou acima da média nacional, que na mesma comparação registrou elevação de 4,5%.

Santa Catarina teve o melhor desempenho entre os estados do Sul e Sudeste, à frente do Rio Grande do Sul (+7,5%), Paraná (+5,5%) e São Paulo (+2,9%), que aparecem na sequência. No entanto, estados do Norte e Nordeste apresentaram percentuais mais elevados.

LEIA TAMBÉM  Santa Catarina tem sete hospitais entre os 100 melhores públicos do Brasil, aponta levantamento

“O comércio varejista tem crescido de forma consolidada na maioria dos setores. Além disso, o resultado de 7,7% em 2024 é muito expressivo porque partimos de uma base de comparação já alta em 2023. A elevação de vendas em setores como veículos e eletrodomésticos, por exemplo, mostra também uma confiança no futuro da economia catarinense”, acrescenta o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Meteorologia preve fim de semana de calor com chuvas isoladas em Chapecó

Chapecó terá uma semana de calor e tempo instável entre esta sábado (31) e...

Violência contra animais: especialistas defendem educação empática como prevenção

O debate sobre a violência contra animais ganhou força nacional após o caso do...

Homem tenta matar outro a pedradas na Av Getúlio Vargas em Chapecó

Um homem de 25 anos foi preso em flagrante na madrugada deste domingo (1º)...

Homem é preso por ameaçar companheira com arma de fogo no Bairro Efapi

Um homem de 38 anos foi preso na madrugada desta quarta-feira (4) por violência...