Moraes anula votação da Câmara e decreta perda de mandato de Carla Zambelli

Compartilhe essa notícia:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a perda imediata do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). Em decisão publicada nesta quinta-feira (11), ele anulou a votação da Câmara que havia rejeitado a cassação da parlamentar e ordenou que o presidente da Casa, Hugo Motta, empossasse seu suplente no prazo de 48 horas. O suplente é Adilson Barroso, também do PL-SP.

Na decisão, Moraes afirmou que cabe ao Poder Judiciário decretar a perda de mandato de um parlamentar condenado com decisão transitada em julgado, cabendo à Câmara apenas “declarar a perda do mandato”. Dessa forma, a rejeição da representação pela Mesa Diretora foi declarada nula, e a cadeira de Zambelli foi oficialmente declarada vaga.

Zambelli está presa na Itália e aguarda decisão sobre extradição

A decisão ocorre em um momento crítico para a ex-deputada. Zambelli foi presa em Roma em julho, onde tentava obter asilo político após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão. Ela é acusada de ser a autora intelectual da invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023, para emitir um mandado de prisão falso contra o próprio ministro Alexandre de Moraes.

O hacker Walter Delgatti, também condenado, confirmou ter executado o ataque a mando da parlamentar. O governo brasileiro já formalizou o pedido de extradição à Itália, e uma audiência sobre o caso está marcada para a próxima quinta-feira (18) na Justiça italiana.

Liminar será submetida a julgamento virtual da Primeira Turma do STF

A decisão de Moraes, em caráter liminar, será submetida a um julgamento virtual da Primeira Turma do STF, marcado para esta sexta-feira (12), a partir das 11h. A análise coletiva deve ratificar a medida, consolidando o afastamento definitivo de Zambelli da Câmara.

LEIA TAMBÉM  TJSC determina apuração de advogada que usou IA sem revisão em recurso

Portanto, o caso marca mais um capítulo de tensão entre o STF e o Legislativo. A determinação judicial de anular uma decisão da Mesa da Câmara reforça a tese do ministro sobre a supremacia do Judiciário em decretar a perda de mandato após uma condenação penal definitiva.

Em resumo, a trajetória política de Carla Zambelli no Congresso chegou ao fim por decisão judicial. Enquanto isso, seu futuro pessoal será decidido pelas autoridades italianas na próxima semana.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Copa Chapecó de Taekwondo reúne equipes de três estados

Competição realizada em Chapecó integrou atletas de diferentes idades

Lula, Motta e Alcolumbre fecham acordo para votar fim da taxa das blusinhas na próxima semana

Governo corre contra o tempo porque MP que suspendeu imposto de importação para compras...

PM prende três por resistência, desacato e rixa em Chapecó

Briga entre três homens na noite de segunda-feira (24) terminou com prisões; vítima relatou...

Homem de 40 anos é preso com revólver e drogas no bairro Paraíso, em Chapecó

Suspeito fugiu em motocicleta ao perceber a aproximação da PM; com ele foram encontrados...