terça-feira, 21 abril, 2026

Unochapecó recebe escolas para Olimpíada Regional de Matemática

Compartilhe essa notícia:

A Olimpíada Regional de Matemática (ORM) é um projeto anual de extensão da Unochapecó que envolve estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas do Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná. No dia 20 de setembro, a universidade recebeu a 18° edição da prova.

O objetivo principal da Olimpíada é estimular o estudo da matemática nas escolas da região, incentivar o pensamento crítico e investigativo, desenvolver o raciocínio lógico e relacionar a matemática a outras áreas do conhecimento.

Neste ano, participam 15 escolas e cerca de 400 alunos. As escolas têm uma seleção interna de acordo com a quantidade de estudantes que possuem matriculados. O critério para escolha é livre: algumas utilizam a prova da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e outras realizam uma pesquisa entre os alunos para saber quem gostaria de participar.

A prova é realizada em fase única, dividido por níveis: Nível 1 – 6° e 7° ano; Nível 2 – 8° e 9° ano; Nível 3 – Ensino Médio. São seis questões descritivas que valem 100 pontos e 3 horas de prova.

Os estudantes que obtiveram o melhor desempenho serão conhecidos em uma cerimônia de premiação especial no dia 07 de novembro, no Pollen Parque da Unochapecó. Contará com a participação dos alunos, professores, diretores e autoridades convidadas.

Importância

Segundo a coordenadora do projeto, Andréia Schmidt, a Olimpíada de Matemática é um incentivo ao estudo, é o “reconhecimento e valorização dos que gostam e se destacam nessa ciência tão importante para as mais diversas áreas do conhecimento”.

Ela explica que, para as escolas, participar dessa competição é uma forma de demonstrar a preocupação com um ensino de qualidade e uma motivação para professores e gestores buscarem excelência no ensino.

LEIA TAMBÉM  Secretaria da Família e Proteção Social e Escola de Pais firmam parceria

Para os pais

Enquanto os alunos faziam a prova, a Unochapecó preparou um espaço para recepcionar os pais e os professores das escolas. Eles puderam tirar dúvidas e entender como funciona o projeto e também conhecer a Universidade.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Homem é preso por porte ilegal de arma e ameaça no Centro de Chapecó

A Polícia Militar atendeu, na madrugada desta sexta-feira (17), uma ocorrência de porte ilegal...

Bombeiros realizam simulado de resgate veicular para celebrar 61 anos da corporação

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do 6º Batalhão...

Rafael Santos destaca blindagem do vestiário da Chapecoense antes de enfrentar o Botafogo

Na manhã desta quinta-feira (16), o goleiro Rafael Santos concedeu entrevista coletiva à imprensa...

STF forma maioria para derrubar lei que proibiu cotas raciais em universidades de SC

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta quinta-feira (16) maioria de votos para derrubar...