sexta-feira, 25 abril, 2025

Prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda começa nesta sexta

Compartilhe essa notícia:

Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações neste ano

Os contribuintes iniciaram, às 8h desta sexta-feira (15), o acerto anual de contas com o Leão, com a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 (ano-base 2023). Neste ano, a Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações, contra 41.151.515 entregues no ano passado.

download do programa gerador começou na última terça-feira (12) para os contribuintes com conta prata ou ouro no Portal Gov.br. No entanto, mesmo quem baixou o programa e preencheu os formulários com antecedência só pode transmitir a declaração a partir desta sexta.

A declaração deste ano tem uma série de mudanças em relação à do ano passado. Por causa da elevação do limite máximo de isenção do Imposto de Renda, o valor de rendimento tributável anual que obriga o contribuinte a fazer a declaração subiu para R$ 30.639,90.

Os valores relativos ao patrimônio mínimo e à renda de atividade rural, isenta e não tributada também aumentaram. Em contrapartida, os valores de dedução não mudaram. A lei que taxou as offshores e os fundos exclusivos também introduziu novas obrigações para declarar o Imposto de Renda. Os bens abrangidos pela lei, bem como suas atualizações, precisam ser declarados.

O prazo de entrega vai até 31 de maio, às 23h59min59s. Quem perder o prazo pagará multa de 1% sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74, ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

arte imposto de renda 2024
LEIA TAMBÉM  Exportações de Santa Catarina crescem 7,6% no primeiro trimestre

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Pedestre é atropelado e fica em estado grave na SC-157

Um homem de 46 anos ficou gravemente ferido após ser atropelado por um carro...

HRO recebe selo de UTI Eficiente pelo segundo ano consecutivo

O Hospital Regional do Oeste (HRO), localizado em Chapecó e vinculado ao Governo do...

Prazo para isenção de taxa de inscrição do Enem termina na sexta-feira

O período para solicitar isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino...

Vacina contra chikungunya poderá ser incorporada ao SUS

Objetivo é frear avanço da doença em todo o Brasil
error: Este conteúdo é protegido !!