segunda-feira, 24 novembro, 2025

Estiagem prolongada leva Chapecó a declarar situação de emergência 

Compartilhe essa notícia:

A Prefeitura de Chapecó decretou situação de emergência nesta quarta-feira (19), devido à estiagem. O decreto 49.816 foi assinado pelo prefeito João Rodrigues, após parecer técnico da Defesa Civil, que vai coordenar as ações.

De acordo com o diretor da Defesa Civil Municipal, Walter Parizotto, o impacto maior é na Agricultura. Já na área urbana, apesar da redução dos volumes nos reservatórios, não há racionamento até o momento.

“No entanto não há previsão de mudança de cenário pelo menos até o final do mês, o que pode levar a um agravamento da estiagem”, disse Parizotto.

Na área urbana a situação da represa do lajeado São José é esta.

A Prefeitura de Chapecó já está levando cerca de oito cargas de água por dia, num total de 70 mil litros. São 34 pontos de abastecimento de reservatórios no município, que beneficiam de três a até 100 famílias cada.

O secretário de Agricultura e Pesca, Mauro Zandavalli, destacou que há redução da produtividade nas lavouras de soja, principalmente as que estão no final do ciclo, aumento de custo de produção pelo transporte de água e, se a estiagem permanecer, há risco de afetar o alojamento de frangos e suínos.

Zandavalli disse que a Prefeitura de Chapecó tem atuado em estratégias efetivas de longo prazo para garantir o fornecimento de água. Por meio da Secretaria da Agricultura e Pesca estão sendo perfurados poços profundos, construídas fontes, além do apoio a instalação de redes de distribuição de água para abastecimento das comunidades rurais. Como medidas emergenciais, a Prefeitura têm disponibilizado caminhões pipas e emprestado equipamentos para o transporte e abastecimento de água para as propriedades.

Além disso a Administração tem orientado sobre o desperdício de água nas residências, cuidando vazamentos e fazendo o uso consciente.

LEIA TAMBÉM  Natal de Chapecó atrai 15 mil pessoas na abertura com shows e decoração

“O decreto nos permite realizar aquisições emergenciais para combater a estiagem com menos burocracia e também ajuda o produtor rural a justificar perdas junto a instituições bancárias”, explicou.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Guarda Municipal prende homem por tráfico de drogas na região leste de Chapecó

A Guarda Municipal de Chapecó prendeu em flagrante um homem por tráfico de drogas...

EUA retira tarifação de 40% sobre produtos brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou e comemorou publicamente a decisão dos...

FIESC: retirada de tarifas pelos EUA não beneficia indústria catarinense

A retirada das tarifas de 40% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos não traz...

Camarotes da Arena Condá passam a se chamar Camarotes Goleiro Danilo

A Prefeitura oficializou a denominação Camarotes Goleiro Danilo para os espaços especiais da Arena...