PGR se manifesta contra vínculo trabalhista entre motoristas de aplicativos e plataformas

Compartilhe essa notícia:

Tabela de Conteúdos [hide]

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta terça-feira (30) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer contrário ao reconhecimento de vínculo trabalhista entre motoristas de aplicativos e plataformas digitais. O tema é conhecido como “uberização” das relações de trabalho.

Julgamento no Supremo

O parecer foi emitido às vésperas do julgamento que o STF inicia nesta quarta-feira (1°). A Corte vai analisar se há vínculo empregatício entre motoristas e empresas como Uber e Rappi.

Na manifestação, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, destacou precedentes do Supremo que rejeitaram a existência de vínculo formal. “A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal é firme quanto à constitucionalidade de contratação por formas distintas do contrato de emprego regido pela Consolidação das Leis do Trabalho”, afirmou.

Impacto nacional

O julgamento envolve duas ações relatadas pelos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, originadas a partir de recursos apresentados pela Uber e pela Rappi. As plataformas contestam decisões da Justiça do Trabalho que reconheceram o vínculo de emprego.

A decisão do plenário terá efeito direto sobre cerca de 10 mil processos que estão suspensos em todo o país aguardando a definição do Supremo.

LEIA TAMBÉM  Santa Catarina lidera ameaças contra mulheres e racismo

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra 135 mil emplacamentos no acumulado de 2026, alta de 9,86%

Automóveis e motocicletas puxam crescimento; ônibus têm alta de 24,36% e caminhões crescem 40,46%...

TSE proíbe adesivos de propaganda eleitoral em carros de aplicativo

Decisão manteve multa de R$ 2 mil aplicada a candidato de Caruaru (PE) e...

TJSC e TRE-SC visitam Chapecó para avaliar preservação de documentos históricos do arquivo da comarca

Comissão de Gestão da Memória do Tribunal de Justiça esteve na comarca para conhecer...

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 100 milhões

Sorteio acontece às 20h no Espaço da Sorte, em São Paulo. Apostas podem ser...