Polícia prende homem condenado a 24 anos de prisão em propriedade rural de Chapecó

Compartilhe essa notícia:

A Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão de alta periculosidade na manhã desta terça-feira (20), no interior de Chapecó. Os militares do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (2º BPM/Fron) localizaram e prenderam um homem de 31 anos, condenado pelo crime de roubo (art. 157 do Código Penal) a uma pena remanescente de 24 anos e 4 meses de reclusão. A ação ocorreu em uma propriedade rural na Linha Faxinal dos Rosa.

O indivíduo estava foragido da Justiça e possuía um mandado de prisão em aberto. Após a prisão, ele passou pelos procedimentos legais no Instituto Geral de Perícias (IGP) e foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça para o cumprimento da longa pena.

Operação policial e prisão na zona rural

A guarnição foi acionada após tomar conhecimento da existência do mandado de prisão em desfavor do homem de 31 anos. Com a informação de que ele poderia estar em uma propriedade rural na localidade de Faxinal dos Rosa, a equipe se deslocou até o local para cumprir a ordem judicial.

A operação foi realizada sem incidentes. Os policiais localizaram o condenado no interior da propriedade e efetuaram a prisão em flagrante por descumprimento de ordem judicial (estar foragido). A ação foi rápida e direta, garantindo a integridade dos policiais e do preso.

“Era um mandado de alta gravidade, por uma pena muito longa. A localização em área rural exigiu cautela, mas a ação foi bem-sucedida”, comentou um dos integrantes da guarnição. O trabalho de inteligência para localizar o foragido foi fundamental para o sucesso da operação.

O crime e a pena: entenda o art. 157 do Código Penal

O homem foi condenado pelo crime previsto no artigo 157 do Código Penal, que tipifica o crime de roubo. Diferente do furto (quando se subtrai coisa alheia sem violência), o roubo é caracterizado pela subtração mediante grave ameaça ou violência à pessoa.

LEIA TAMBÉM  PM prende três homens por furto de fiação em edifício de 29 andares no Maria Goretti, em Chapecó

A condenação a uma pena remanescente de 24 anos e 4 meses indica a gravidade do crime cometido. Penas desse porte são aplicadas em casos de roubo qualificado, quando há agravantes como:

  • Uso de arma de fogo.
  • Participação de duas ou mais pessoas (concurso de agentes).
  • Vitimização de pessoa idosa ou vulnerável.
  • Roubo com restrição da liberdade da vítima (sequestro relâmpago).
  • Extensão da lesão corporal causada.

A pena remanescente é a parte da sentença que ainda precisa ser cumprida, descontados eventuais benefícios já usufruídos, como a progressão de regime.

Trâmites pós-prisão e encaminhamento ao sistema prisional

Após a prisão em flagrante por estar foragido, o homem passou por um roteiro padrão de procedimentos legais:

  1. Condução ao IGP: Foi levado ao Instituto Geral de Perícias para a coleta de digitais, fotografia e eventuais exames de corpo de delito, visando a comprovação de sua identidade e regularização do processo.
  2. Audiência de Custódia: Provavelmente foi apresentado a um juiz em até 24 horas para que a prisão fosse validada e seu regime inicial de cumprimento de pena fosse definido.
  3. Encaminhamento ao Sistema Prisional: Com a prisão validada, ele foi recolhido a uma unidade prisional para dar início ao cumprimento efetivo dos 24 anos e 4 meses de pena.

Por se tratar de uma pena longa, ele iniciará o cumprimento no regime fechado, em um presídio de segurança média ou máxima. A progressão para regimes menos rigorosos (como o semiaberto) dependerá do seu comportamento e do cumprimento de parte da pena no regime anterior.

Combate à impunidade e segurança pública

A prisão de um condenado a uma pena tão longa representa um avanço significativo para a segurança pública na região. Indivíduos condenados por crimes graves e que estão foragidos representam um risco constante à sociedade.

LEIA TAMBÉM  Polícia Civil apreende 33 frascos de perfumes com suspeita de falsificação no bairro Santa Maria, em Chapecó

“Cada foragido localizado e preso é uma vitória. Tira da sociedade alguém que já foi julgado e condenado por um crime grave e que não estava cumprindo a pena determinada pela Justiça”, avaliou uma autoridade policial.

A operação demonstra a capacidade de ação das polícias mesmo em áreas afastadas do centro urbano. O trabalho conjunto de inteligência, planejamento e execução garante que mandados judiciais sejam cumpridos, reforçando a autoridade do Estado e a sensação de justiça na população.

O homem preso agora aguardará, sob custódia, a definição dos trâmites finais para o início do cumprimento integral de sua pena no sistema prisional catarinense.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Cláudio Jacoski defende mudanças na educação, incentivo à inovação e redução do tamanho do Estado

Candidato a deputado federal pelo Novo, ex-reitor da Unochapecó afirma que experiência acadêmica e...

Modernização do Aeroporto poderá economizar R$ 50 milhões

A revisão do projeto de ampliação e modernização do Aeroporto de Chapecó poderá reduzir...

Chapecoense é homenageada pelo Atlético Nacional em Medellín

Encontro ocorreu nesta sexta-feira (25), um dia antes do amistoso que marca os dez...

Balcão de Empregos de Chapecó oferece 1.470 vagas em 198 empresas nesta semana

Entrevistas começam na terça (22) para Auxiliar de Produção no Balcão do CAI, seguem...