terça-feira, 30 setembro, 2025

Santa Catarina realiza última etapa de simulados para avaliar aprendizagem dos estudantes

Compartilhe essa notícia:

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), aplica nesta terça-feira (30) a terceira e última etapa dos simulados de avaliação da aprendizagem. As provas envolvem alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, em todas as 1.038 escolas estaduais.

A iniciativa faz parte do Qualifica SC, dentro do movimento Educação Levada a Sério, e tem como meta melhorar a qualidade do ensino, identificar defasagens e garantir equidade na aprendizagem em todo o estado.

Objetivo dos simulados

De acordo com a secretária da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, os simulados são ferramentas essenciais para apoiar o trabalho pedagógico:

“As provas estão nos auxiliando a qualificar o ensino e a aprendizagem dos estudantes, uma das missões confiadas pelo governador Jorginho Mello. As expectativas são as melhores para que, em breve, possamos alcançar o padrão que almejamos”.

Os testes permitem diagnosticar a situação atual da aprendizagem, mostrando tanto habilidades consolidadas quanto defasagens. Os resultados geram dados comparativos entre desempenho previsto e real, servindo de base para ações de intervenção mais assertivas nas escolas.

Formação de professores

Em agosto, a SED promoveu formações para 5 mil professores da rede estadual, com foco em Língua Portuguesa e Matemática. A capacitação ocorreu em 13 polos estratégicos, com carga horária de oito horas.

O objetivo foi aprofundar a compreensão sobre processos de avaliação e recomposição das aprendizagens, preparando os docentes para desenvolver ações pedagógicas alinhadas às necessidades reais dos estudantes.

Educação Levada a Sério

Lançado pelo Governo de Santa Catarina, o programa Educação Levada a Sério representa o maior investimento da história da educação catarinense, com aporte de R$ 4,1 bilhões. O pacote contempla quatro eixos: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+.

LEIA TAMBÉM  Extremo-Oeste escolhe três vozes femininas para final do “Santa Catarina Canta”

As frentes incluem a qualificação da aprendizagem, a valorização dos professores, a melhoria da infraestrutura escolar e a expansão do ensino técnico e profissional. Também fazem parte iniciativas de acesso e permanência no ensino superior, como o Universidade Gratuita e o Fumdesc, que devem impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Moraes determina notificação por edital de Eduardo Bolsonaro em denúncia da PGR

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (29)...

Balcão de Empregos de Chapecó oferece 1.454 vagas em 264 empresas

O Balcão Municipal de Empregos de Chapecó disponibiliza nesta semana 1.454 vagas em 264...

Veto a celular leva 80% dos alunos a prestar mais atenção nas aulas

A percepção de impacto positivo é maior nos anos iniciais do Ensino Fundamental I,...

PGR se manifesta contra vínculo trabalhista entre motoristas de aplicativos e plataformas

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta terça-feira (30) ao Supremo Tribunal Federal (STF)...