Por: Mayara Leite – Redatora Seo On
Política – Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8) pelo Instituto Genial/Quaest aponta que os partidos políticos enfrentam um dos maiores índices de desconfiança entre a população brasileira. De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 13 e 17 de agosto, 63% dos entrevistados afirmaram não confiar nos partidos, enquanto 36% disseram confiar e 1% não soube responder.
Crescimento da desconfiança em relação a 2024
Em comparação com o estudo anterior, divulgado em julho de 2024, a desconfiança aumentou. Naquele momento, 58% declaravam não confiar nos partidos, e 40% afirmavam ter confiança. Agora, a rejeição chega a quase dois terços da população.
Partidos ocupam última posição em ranking de instituições
A pesquisa avaliou a confiabilidade de 13 instituições, incluindo a Igreja Católica, Polícia Militar, Forças Armadas, igrejas evangélicas, prefeitos, bancos, presidente da República, imprensa, STF, Congresso Nacional, juízes de futebol, redes sociais e partidos políticos.
Os partidos ficaram em último lugar, confirmando o desgaste da imagem das siglas no cenário político nacional.
Veja também: Câmara aprova projeto que veda descontos associativos em aposentadorias
Metodologia do levantamento
Foram entrevistados 12.150 brasileiros em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O resultado reforça um desafio central para o sistema político brasileiro: a necessidade de recuperar a credibilidade e se reconectar com a sociedade.
Fonte: Portal CNN