terça-feira, 20 janeiro, 2026

Hospital Unimed Chapecó realiza primeira cirurgia robótica da região

Compartilhe essa notícia:

O Hospital Unimed Chapecó realizou nesta terça-feira (20), a primeira cirurgia robótica da região e marcou um avanço histórico para a medicina no Oeste catarinense. O procedimento inaugura oficialmente a atuação da instituição com a tecnologia robótica, amplia o acesso da população a cirurgias de alta complexidade com mais segurança, precisão e menor invasão.

A cirurgia foi conduzida pelo médico urologista e coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Unimed Chapecó, Dr. Paulo Caldas, por meio da plataforma robótica de última geração, que permite ao cirurgião operar com visão tridimensional ampliada e instrumentos articulados capazes de executar movimentos delicados e altamente controlados. A tecnologia também contribui para estabilidade durante o ato cirúrgico, filtra tremores naturais das mãos e oferece um refinamento melhor em manobras, áreas profundas e de difícil acesso.

PRIMEIRA CIRURGIA ROBÓTICA

O procedimento realizado foi uma prostatectomia radical robótica. Essa cirurgia é amplamente realizada pela técnica robótica no mundo, e foi realizada por meio de pequenas incisões, com a inserção de pinças e uma câmera de alta definição, controladas a partir de um console cirúrgico.

Durante a operação, o sistema possibilitou mais detalhamento das estruturas anatômicas e contribuiu para um trabalho mais preciso e cuidadoso. A avaliação do procedimento foi positiva, a cirurgia transcorreu conforme o esperado, com um tempo de 80 minutos e total segurança, consolidando o início do Programa de Cirurgia Robótica no Hospital.

BENEFÍCIOS PARA O PACIENTE

A cirurgia robótica se consolida como uma das maiores evoluções da medicina moderna por combinar tecnologia avançada com técnicas minimamente invasivas. Entre os principais benefícios para o paciente estão:

  • Menos dor no pós-operatório, em comparação com cirurgias abertas;
  • Menos sangramento durante o procedimento;
  • Redução do risco de infecção e hérnias;
  • Internação hospitalar mais curta;
  • Recuperação mais rápida e retorno antecipado às atividades cotidianas.
LEIA TAMBÉM  Meta entra na mira do Cade por mudanças polêmicas no WhatsApp

Além das vantagens na recuperação, o método robótico também amplia a capacidade de realizar intervenções complexas com mais precisão e aumenta o controle do cirurgião em pontos críticos do procedimento, porque a plataforma robótica permite aos cirurgiões uma visão ampliada e tridimensional dos órgãos e tecidos.

A cirurgia robótica pode ser utilizada por diversas especialidades, como cirurgia geral, ginecologia, urologia, oncologia, pediatria, coloproctologia, cabeça e pescoço, torácia e plástica. A plataforma amplia as possibilidades de atuação em diferentes especialidades cirúrgicas e fortalece a estrutura hospitalar para oferecer tratamentos avançados com mais qualidade e resolutividade. Com a estreia da tecnologia, o Hospital Unimed Chapecó inicia uma fase que une inovação, segurança e melhores resultados para pacientes do Oeste catarinense.

Fotos Eduardo Canal / Unimed Chapecó

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões; saiba como apostar no concurso 2.962

A Mega-Sena sorteia nesta terça-feira (20) um prêmio acumulado de R$ 50 milhões. O...

Vereador cita empresa responsável por derramamento de óleo na represa

O vereador Paulinho da Silva (PCdoB), de Chapecó divulgou nota agora há pouco, citando...

Proprietários de terrenos baldios e calçadas irregulares serão multados

O período de calor e chuva no Verão propicia também o aumento do mato...

Sicoob orienta sobre prevenção de fraudes durante férias

A intensificação das transações durante o período de descanso amplia a exposição a riscos:...