Saúde orienta farmácias sobre testes para HIV, sífilis e hepatites

Compartilhe essa notícia:

O Ministério da Saúde publicou nota técnica orientando farmácias autorizadas sobre a realização de testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

De acordo com a pasta, o documento tem como base recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que prevê a inclusão de farmácias no grupo que oferta esse tipo de testagem.

“Somente as farmácias habilitadas poderão realizar os testes. Diferentemente dos estabelecimentos comuns, tais farmácias devem estar integradas à rede de diagnóstico, assistência à saúde e vigilância”.

Ainda segundo a nota, o profissional responsável pela testagem na farmácia deve orientar o usuário sobre possíveis resultados e o que eles representam. “As dúvidas das pessoas devem ser acolhidas e respondidas”, destacou o ministério.

Crianças e adolescentes

De acordo com a normativa da Anvisa, em crianças de até 11 anos, a testagem e a entrega dos resultados dos exames devem ser realizadas com a presença dos pais ou responsáveis.

Já para adolescentes de 12 a 18 anos, após uma avaliação das condições de discernimento, o teste será realizado segundo a vontade do usuário, assim como a entrega do resultado a outras pessoas.

“Se desejar, e se for constatado que está em condições físicas, psíquicas e emocionais de receber o resultado da triagem, a testagem poderá ser realizada mesmo sem a presença dos responsáveis”, destacou o ministério.

“Realizada anteriormente somente em laboratórios, a ampliação da testagem em farmácias também vai ao encontro dos esforços para a eliminação de infecções e doenças determinadas socialmente como problemas de saúde pública até 2030”, concluiu a pasta.

LEIA TAMBÉM  Fiocruz vê queda de VSR em crianças de até 2 anos no país

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Dia do Colono e Motorista destaca a força do campo e o apoio do Sicredi ao agronegócio

Instituição financeira cooperativa oferece cerca de 340 mil operações de crédito no novo ciclo...

Sicom orienta sobre nova  legislação trabalhista

Mudanças introduzidas na legislação trabalhista impõe mais uma obrigação às empresas, orienta o...

Chapecoense é o time catarinense com mais participações nas oitavas da Copa do Brasil na última década

Verdão chega à fase pela terceira vez em dez anos e enfrenta o Cruzeiro...

Lateral Fernando retorna à Chapecoense com contrato até 2029

Jogador de 26 anos já defendeu o Verdão em 2022 e volta após passagens...