segunda-feira, 13 abril, 2026

Novo exame de HPV no SUS amplia prevenção e fortalece combate ao câncer de colo do útero

Compartilhe essa notícia:

O Ministério da Saúde iniciou a implantação do novo exame de HPV no SUS, um teste molecular de DNA que substitui o tradicional Papanicolau no rastreamento do câncer de colo do útero. Já disponível em 12 estados brasileiros, a tecnologia representa um avanço para a saúde da mulher, com diagnósticos mais rápidos e precisos.

Como funciona o exame de DNA-HPV

O teste DNA-HPV identifica 14 tipos do papilomavírus humano, principal causador do câncer de colo do útero. A coleta é semelhante à do Papanicolau, mas a análise é feita a partir do DNA viral, aumentando a sensibilidade do diagnóstico.

Estudos apontam que o exame pode detectar alterações até 10 anos antes do surgimento de lesões visíveis em lâmina, garantindo mais chances de cura com o tratamento precoce.

Principais diferenças em relação ao Papanicolau

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a infraestrutura de testes criada durante a pandemia está sendo aproveitada para o diagnóstico do HPV. Isso deve reduzir o tempo de espera e acelerar o início do tratamento.

  • Intervalo maior: repetição a cada 5 anos, contra 3 do Papanicolau;
  • Redução de exames repetidos: a mesma amostra pode ser reutilizada;
  • Mais eficiência: evita procedimentos desnecessários.

Onde o exame já está disponível?

O teste começou a ser oferecido em Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Pará, Rondônia, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. A meta é que até dezembro de 2026 o exame esteja acessível em todo o país, beneficiando cerca de 7 milhões de mulheres por ano.

Público-alvo

Podem realizar o exame pelo SUS:

  • Mulheres cisgênero de 25 a 64 anos;
  • Homens trans, pessoas não binárias, de gênero fluido e intersexuais com sistema reprodutivo feminino.

O acesso é feito por meio de consulta ginecológica regular nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

LEIA TAMBÉM  IBGE alerta para quadro preocupante na saúde mental de adolescentes

>>>Veja mais notícias de Chapecó e região<<<

Impacto para a saúde pública

Com apoio do INCA, Fiocruz e Hospital Israelita Albert Einstein, a iniciativa deve modernizar o rastreamento oncológico no Brasil. O governo também ampliou recentemente o tratamento do câncer de mama pelo SUS, reforçando os investimentos em políticas de prevenção e cuidado oncológico.

Vacina contra o HPV continua essencial

Mesmo com o novo exame, a vacina contra o HPV segue como principal forma de prevenção. Disponível gratuitamente no SUS, é aplicada em dose única em meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 e em grupos específicos até 45 anos, como imunossuprimidos.

A combinação da vacinação em massa com o rastreamento via DNA-HPV deve acelerar a redução de casos de câncer de colo do útero no Brasil.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Oficina gratuita de cinema experimental em 16mm com revelação botânica em Chapecó

Aprender na teoria e prática sobre cinema experimental analógico e apresentar soluções para um...

Homem é flagrado com arma na cintura em via pública na Linha Tafona e é conduzido à polícia

A Guarda Municipal de Chapecó, em deslocamento para a Linha Tafona no dia 11...

TRF2 mantém liminar que proíbe imposto de 12% sobre exportação de petróleo

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) negou recurso da União e manteve...

Câmara de Chapecó empossa novo prefeito

Na tarde desta segunda-feira (06), Valmor Júnior Scolari assumiu em definitivo o cargo de...