sábado, 11 abril, 2026

TRE-SC tem nova diretoria. Posse ocorre em março

Compartilhe essa notícia:

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizará, no dia 9 de março de 2026, às 17 horas, a cerimônia de posse da nova Presidência da Justiça Eleitoral catarinense. O desembargador Carlos Roberto da Silva assumirá a condução do Tribunal para o biênio 2026–2027, ao lado do desembargador Saul Steil, que tomará posse como vice-presidente e corregedor regional eleitoral.

A eleição da nova Mesa Diretora ocorreu por aclamação durante sessão plenária realizada em 9 de dezembro de 2025, reforçando a confiança do colegiado na experiência e na trajetória institucional dos magistrados escolhidos. Atualmente corregedor regional eleitoral e vice-presidente do TRE-SC, Carlos Roberto da Silva sucede o desembargador Carlos Alberto Civinski.

A solenidade será realizada na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em Florianópolis. O ato simboliza a continuidade institucional e o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência, a segurança e a eficiência do processo democrático.

A nova gestão terá como principal desafio a organização e a condução das Eleições 2026 em Santa Catarina.

Currículo do novo presidente do TRE-SC

O desembargador Carlos Roberto da Silva é natural de Florianópolis e graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) em 1990. É mestre e doutor em Ciência Jurídica, com passagem pela Universidade de Alicante (Espanha).

Ingressou na magistratura catarinense em 1993 e atuou em diversas comarcas, incluindo Chapecó, Blumenau e Itajaí. Exerceu a função de juiz eleitoral em várias zonas, como Cunha Porã, Mondaí, Blumenau e Itajaí. Foi eleito pelo Pleno do TJSC para o cargo de desembargador do TRE-SC para o biênio 2025-2027, atuando em 2025 como vice-presidente e corregedor regional eleitoral.

Currículo do novo vice-presidente e corregedor

Saul Steil é natural de Tijucas, graduado em Direito pela UNIVALI em 1984, mestre em Ciências Jurídicas pela mesma instituição e doutorando pela Faculdade de Direito de Lisboa. Ingressou na magistratura em 1990 e atuou como juiz eleitoral em Caçador, Rio do Sul, Curitibanos e Florianópolis. Foi eleito desembargador eleitoral substituto para o biênio 2026-2028 e, por aclamação, vice-presidente e corregedor regional eleitoral.

LEIA TAMBÉM  Outono em SC começa com calor acima da média e risco de temporais

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Defesa Civil emite alerta para temporais em Chapecó nesta terça-feira (7)

Após um início de dia com sol e temperaturas elevadas, a chegada de uma...

Homem é condenado a 71 anos por matar a própria filha no Oeste de SC

Júri popular reconhece feminicídio, sequestro qualificado e ocultação de cadáver Um crime que chocou pela...

PM prende dois homens por tráfico de drogas no bairro São Pedro em Chapecó

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 2º Batalhão de Polícia...

Vacinação contra gripe acontece no Eco Parque e na Praça Coronel Bertaso neste sábado

A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado...