O empreendedorismo catarinense atingiu um marco histórico no primeiro trimestre de 2025. De janeiro a março, o estado registrou a abertura de 42.453 novas empresas, número 31% superior ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 32.169. O resultado é o melhor da série histórica da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).
O saldo positivo é resultado da diferença entre empresas constituídas (83.541) e empresas extintas (41.088) no período. Os dados refletem o bom momento da economia estadual, impulsionado principalmente pelos setores da indústria, comércio e serviços.
Para o governador Jorginho Mello, o desempenho é fruto do espírito empreendedor dos catarinenses aliado às políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico.
“Esses números refletem a força, a coragem e a determinação do nosso povo, que é trabalhador. Por isso as coisas aqui dão certo. Além disso, o Governo do Estado investe muito para melhorar o ambiente de negócios, desburocratizando o Estado, ampliando os investimentos nas estradas, na segurança pública, nos portos e aeroportos. Isso faz a diferença”, afirmou.
Com esse avanço, Santa Catarina consolida sua posição de destaque no cenário nacional como um dos estados mais favoráveis ao empreendedorismo no Brasil.