Governo do Estado amplia sistema antigranizo para 13 novos municípios catarinenses em 2026

Compartilhe essa notícia:

A preocupação com os prejuízos causados pelo granizo em Santa Catarina tem diminuído nos últimos anos. O motivo é o investimento contínuo do Governo do Estado na ampliação do sistema antigranizo em Santa Catarina, que atua de forma preventiva para reduzir os impactos das tempestades, especialmente nas regiões produtoras.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape), em convênio com as prefeituras. Atualmente, o sistema antigranizo em Santa Catarina está em funcionamento em 13 municípios, por meio desses convênios, e para este ano está prevista a ampliação com instalação e operacionalização em outras 13 cidades. A tecnologia ajuda a minimizar os danos nas lavouras ao reduzir o tamanho das pedras de gelo de granizo, que podem se desintegrar antes de atingir o solo.

Secretário destaca importância da prevenção

“Santa Catarina é referência no sistema antigranizo. Com a ampliação planejada e os convênios já autorizados, o Governo do Estado reforça a política de prevenção com a tecnologia, ampliando a cobertura do sistema antigranizo em Santa Catarina e garantindo mais segurança para a produção agrícola e para as comunidades catarinenses”, destaca o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Admir Dalla Cort.

Por meio do convênio entre o Governo do Estado e prefeituras, atualmente o sistema antigranizo em Santa Catarina está implantado nos municípios de Rio das Antas, Fraiburgo, Matos Costa, Timbó Grande, Lebon Régis, Tangará, Macieira, Caçador, Calmon, Videira, Pinheiro Preto, Ibiam e Arroio Trinta.

Expansão para 2026 contempla 13 novos municípios

Para 2026, está prevista a implantação e operacionalização do sistema em outros 13 municípios: São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Atalanta, Aurora, Chapadão do Lageado, Imbuia, Ituporanga, Vidal Ramos, Petrolândia, Lacerdópolis, Presidente Castello Branco, Iomerê e Joaçaba. O investimento estimado para essa expansão do sistema antigranizo em Santa Catarina é de aproximadamente R$ 12 milhões, além da atualização dos valores de manutenção para os municípios já atendidos.

LEIA TAMBÉM  Bandeira tarifária amarela permanece em julho e conta de luz terá acréscimo

Em 2025, foram repassados, no total, R$ 2,2 milhões em convênios aos municípios atendidos para operacionalização desse sistema. No ano passado, esse convênio foi ampliado para os municípios de Ibiam e Arroio Trinta.

Como funciona a tecnologia antigranizo

O sistema antigranizo em Santa Catarina iniciou operação em 1989 e utiliza geradores de solo que queimam iodeto de prata e lançam o composto nas nuvens carregadas. O objetivo é modificar a formação das pedras de gelo, transformando grandes blocos de granizo em partículas menores, que podem se dissolver antes de atingir o solo ou cair como água supergelada, dependendo da intensidade da tempestade.

“O processo trabalha na nuvem para diminuir ou impedir o granizo. Ao invés de termos pedras grandes, formam-se muitas pequenas, que na queda podem se dissolver ou chegar ao solo com tamanho reduzido”, explica o meteorologista João Luís Rolim, diretor da AGF Antigranizo Fraiburgo, empresa que opera o sistema.

O método começou voltado à cultura da maçã, em uma iniciativa da cadeia produtiva desse setor. Com a comprovação dos resultados para os agricultores, houve expansão para outras culturas e municípios, inicialmente para o tomate em Caçador. Hoje, são 170 geradores do sistema antigranizo em Santa Catarina em operação.

Segundo Rolim, o sistema é eficiente na diminuição tanto da área atingida quanto do tamanho das pedras de granizo — fator essencial em regiões produtoras de frutas, onde os prejuízos podem ser significativos. A ampliação do sistema antigranizo em Santa Catarina representa mais segurança e tranquilidade para os agricultores catarinenses.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Noruega e Inglaterra abrem quartas da Copa; Argentina encara Suíça à noite

Dois confrontos definem os semifinalistas do torneio neste sábado (11). Noruega tenta repetir feito...

Argentina e Colômbia buscam vaga nas quartas; Egito e Suíça sonham com feito histórico

Dois jogos movimentam as oitavas de final da Copa nesta terça (7): Argentina x...

Incêndio atinge residência no bairro Passo dos Fortes, em Chapecó

Fogo destruiu imóvel de madeira e alvenaria onde viviam três famílias. Bombeiros controlaram as...

Comissão da Alesc aprova projetos que proíbem sirenes nas escolas e criam Biblioteca Digital Catarinense

Medidas também incluem reconhecimento de profissionais de cozinha e declaração das taipas de Urupema...