Bandeira tarifária amarela permanece em julho e conta de luz terá acréscimo

Compartilhe essa notícia:

Aneel mantém bandeira amarela pelo quarto mês consecutivo. Acréscimo será de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos devido ao período seco e ao acionamento de usinas termelétricas.

A bandeira tarifária permanecerá amarela em julho, informou nesta sexta-feira (26) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, será mantido o acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de luz, no próximo mês, para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A decisão reflete o período seco no Brasil, que reduz a geração hidrelétrica e exige o acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado.

  • O que é: Manutenção da bandeira tarifária amarela em julho de 2026.
  • Números principais: Acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh; bandeira amarela ativa desde abril; período seco no Brasil.
  • Onde: Em todo o Brasil, incluindo Chapecó e Oeste Catarinense, onde consumidores sentirão o impacto na conta de luz.
  • Quem afeta: Consumidores residenciais, comerciais e industriais de todo o país.

Por que a bandeira amarela continua em julho?

Segundo a Aneel, a decisão foi tomada devido ao período seco no Brasil, o que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado. “A manutenção da bandeira amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no País, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado”, explicou a agência.

A cada mês, as condições de operação do sistema de geração de energia elétrica são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda e traça uma previsão de custos a serem cobertos pelas bandeiras.

LEIA TAMBÉM  Brasil buscará novos parceiros comerciais ante taxação dos EUA, afirma presidente

Como funciona o sistema de bandeiras tarifárias?

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimo a cada 100 kWh consumidos.

Quais são os valores cobrados em cada bandeira?

Os valores cobrados são os seguintes:

  • Bandeira verde: sem acréscimo
  • Bandeira amarela: R$ 1,88 por 100 kWh
  • Bandeira vermelha – Patamar 1: R$ 4,46 por 100 kWh
  • Bandeira vermelha – Patamar 2: R$ 7,87 por 100 kWh

A bandeira vermelha, no Patamar 2, é acionada quando as condições de geração são ainda mais caras, com acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora consumido.

Como isso afeta a conta de luz em Chapecó?

Em Chapecó e no Oeste Catarinense, os consumidores devem se preparar para mais um mês com acréscimo na conta de luz. A bandeira amarela, que está em vigor desde abril, segue impactando o orçamento das famílias, especialmente em um momento de temperaturas mais baixas, que aumentam o uso de chuveiros elétricos e aquecedores.

A recomendação da Aneel é que os consumidores adotem medidas de consumo consciente, como evitar o uso de equipamentos elétricos nos horários de pico, aproveitar a luz natural e manter os equipamentos em boas condições de funcionamento para evitar desperdícios.

O que esperar para os próximos meses?

O período seco no Brasil, que se estende até outubro, tende a manter as condições desfavoráveis para a geração hidrelétrica, o que pode manter a bandeira amarela ou até mesmo levar ao acionamento da bandeira vermelha nos próximos meses, dependendo da evolução dos níveis dos reservatórios e do custo da energia.

LEIA TAMBÉM  EUA propõem tarifa de 25% sobre importações do Brasil

A Aneel e o ONS continuarão monitorando as condições do sistema elétrico e reavaliarão a bandeira a cada mês. A população deve ficar atenta aos comunicados oficiais e planejar o consumo de energia para evitar surpresas na conta.

Com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Chape Futsal e ADAF duelam por vaga no G-4 da Copa Santa Catarina nesta terça-feira

Confronto direto na sexta rodada vale posição no Grupo A; Verdão das Quadras busca...

CBF envia protesto à Fifa contra gol anulado de Vinícius Júnior na vitória sobre a Escócia

Entidade brasileira questiona decisão do árbitro mexicano César Ramos, que anulou o segundo gol...

Brasil enfrenta Escócia pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo

Seleção brasileira busca a classificação em jogo decisivo nesta quarta-feira (24), às 19h, em...

Governo estuda aumentar limite de faturamento do MEI para até R$ 140 mil por ano

O governo federal estuda elevar o limite de faturamento anual do Microempreendedor Individual (MEI)...