Por: Mayara Leite – Redatora Seo On
Notícias de Chapecó – O fortalecimento de vínculos familiares e comunitários tem ganhado espaço em Chapecó por meio do trabalho do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Pedro. A iniciativa, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria da Família e Proteção Social, tem como foco o atendimento a adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.
O programa integra o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que busca não apenas combater o isolamento, mas também oferecer um espaço de troca, acolhimento e desenvolvimento social. Atualmente, cerca de 40 pessoas participam das atividades oferecidas.
Encontros semanais promovem inclusão e bem-estar
Os encontros são realizados na sede do CRAS São Pedro e seguem uma rotina estruturada para atender diferentes faixas etárias. Às segundas-feiras, as atividades são voltadas para idosos; às quartas-feiras, o público adulto participa de dinâmicas que estimulam comunicação, empatia, respeito e resiliência.
Segundo a equipe responsável, além de incentivar a convivência, os momentos contribuem para elevar a autoestima e fortalecer o sentimento de pertencimento à comunidade. A proposta também valoriza a identidade de cada participante e cria um ambiente seguro de acolhimento.
Veja também: Incêndio atinge restaurante no Centro de Chapecó durante a madrugada
Apoio a beneficiários e fortalecimento comunitário
O SCFV atende prioritariamente pessoas vinculadas ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e ao Programa Bolsa Família, mas pode ser acessado por meio de encaminhamento de um técnico de referência do CRAS.
Mais do que lazer e convivência, o serviço atua na prevenção de situações de isolamento social e fragilidade de vínculos familiares, oferecendo suporte que vai além do aspecto social, impactando positivamente o bem-estar dos participantes.
Como participar das atividades
Interessados em conhecer melhor o programa ou integrar os encontros podem procurar diretamente o CRAS São Pedro, onde técnicos de referência realizam os encaminhamentos. A equipe destaca que o espaço está aberto para receber novos participantes e fortalecer ainda mais a rede de apoio da comunidade.
Fonte: Prefeitura de Chapecó