O Parque Desbravalley foi oficialmente inaugurado na noite desta sexta-feira (10), em evento que contou com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, do vice-prefeito de Chapecó, Valmor Júnior Scolari, e do presidente do Parque Desbravalley 2025, João Carlos Scopel Filho. Também participaram autoridades do Executivo e Legislativo, além de representantes das entidades organizadoras.
Localizado no pavilhão três da Efapi do Brasil 2025, o espaço reúne educação, inovação e tecnologia, com entrada gratuita e funcionamento durante todo o período da feira.
Abertura oficial com mensagem das novas gerações
Os estudantes Heloísa Dalorsoleta e Henrique Nunes Ribas, ambos de 10 anos e alunos do Colégio Unoesc, foram os responsáveis por abrir o evento. Em uma apresentação emocionante, leram cartas destacando a importância do Parque Desbravalley para as futuras gerações. “Obrigada por tudo que estão fazendo. Nós somos a geração Desbravalley”, declararam.
Autoridades destacam importância da inovação
Durante as falas, os representantes das instituições envolvidas reforçaram o papel transformador da tecnologia e da cooperação entre poder público, universidades e setor produtivo.
João Carlos Scopel Filho, presidente do Parque Desbravalley 2025, afirmou que “a tecnologia vem para facilitar nossa vida, e estamos aqui para transformar a vida das pessoas. O Parque Desbravalley terá toda uma trilha de inovação ao longo da semana para quem quer inovar ou criar a sua empresa”.
Suély Piva, vice-presidente do Parque, e Wilson Savenhago, presidente da Deatec/Acate, ressaltaram o trabalho coletivo: “Nada construímos sozinhos. Aqui é prova do que é conexão, do que a comunidade constrói em conjunto. Estamos construindo um legado que irá repercutir por muitos e muitos anos.”
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Hellon Rebelatto, destacou que o Parque “já é um sucesso” e convocou os empresários a se engajarem nas ações do espaço.
Educação e poder público unidos pela inovação
Cláudio Alcides Jacoski, reitor da Unochapecó, destacou a importância do envolvimento das instituições de ensino. “O que podemos fazer de melhor se não deixar um mundo melhor para os que virão? Temos esse propósito por trás do Desbravalley, e por isso ele dá certo.”
O vereador Wilson Cidrão defendeu o apoio público à inovação. “Promover inovação é, sim, o caminho para melhorar”, afirmou, representando a Câmara de Vereadores de Chapecó.
Márcio da Paixão Rodrigues, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Chapecó, destacou a visão empreendedora do município. “Tudo isso acontece porque nosso empresário tem capacidade de crescer e inovar. Chapecó está de portas abertas para a inovação.”
O vice-prefeito Valmor Júnior Scolari reforçou o compromisso da gestão municipal. “O prefeito João Rodrigues enxerga a tecnologia como solução. Por isso respeitamos a Desbravalley e apoiamos financeiramente a inovação.”
Governador Jorginho Mello destaca protagonismo catarinense
Encerrando as falas, o governador Jorginho Mello afirmou que “a tecnologia faz parte da nossa vida; quem não inovar vai ficar no caminho”. Ele destacou o papel de Santa Catarina como referência nacional em inovação. “Aqui, no Oeste catarinense, temos pessoas modernas e interessadas em conquistar espaços. Isso faz diferença para todo o Estado.”
Realização e apoiadores
O Parque Desbravalley é uma realização da Prefeitura de Chapecó, Deatec/Acate, ACIC/NTIC e Pollen Parque/Unochapecó. Contam ainda com o apoio de instituições como Unoesc, Fiesc/Sesi/Senai/Unisenai, IFSC, Udesc, SC+Inovação, Sebrae e Xap Geek, além de empresas e entidades do setor tecnológico.