Salário mínimo será reajustado para R$ 1.621 a partir de janeiro de 2026

Compartilhe essa notícia:

O salário mínimo terá um aumento de R$ 103 no próximo ano, passando de R$ 1.518 para R$ 1.621 a partir de janeiro de 2026. O reajuste de 6,79% foi confirmado nesta quarta-feira (10) pelo Ministério do Planejamento e Orçamento. O novo valor será pago aos trabalhadores no mês de fevereiro.

O cálculo segue a regra vigente, que combina a inflação do período e o crescimento da economia. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 12 meses ficou em 4,18%. A este percentual, somou-se o ganho real limitado pelo arcabouço fiscal, resultando no aumento final de 6,79%.

Valor é menor do que a estimativa inicial do Orçamento de 2026

O valor confirmado é ligeiramente inferior à previsão inicial do governo. O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026 estimava o mínimo em R$ 1.627, um reajuste de 7,18%. A revisão se deu após a consolidação dos índices econômicos oficiais, exigindo um ajuste nas contas públicas para o próximo ano.

Pela regra do arcabouço fiscal, o ganho real (acima da inflação) fica limitado a uma faixa entre 0,6% e 2,5%. O crescimento do PIB de 2024, revisado para 3,4%, entrou no cálculo, mas o limite estabelecido pela lei de controle de gastos definiu o patamar final.

Entenda como é calculado o novo salário mínimo

O reajuste anual do salário mínimo é determinado por uma fórmula fixa:

  1. Correção pela inflação medida pelo INPC dos últimos 12 meses (4,18%).
  2. Acréscimo pelo crescimento do PIB de dois anos anteriores, dentro do limite de 0,6% a 2,5% estabelecido pelo arcabouço fiscal.

A combinação desses dois fatores resultou no aumento de 6,79%. O valor de R$ 1.620,99 foi arredondado para R$ 1.621, conforme previsto em lei.

LEIA TAMBÉM  Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina; veja como saber se você vai receber

Portanto, milhões de trabalhadores formais, informais e aposentados terão seus rendimentos corrigidos por este índice. O reajuste impacta diretamente o orçamento familiar e o valor de benefícios previdenciários.

Em resumo, o novo mínimo reflete a política de valorização dentro dos limites fiscais. O trabalhador terá um ganho real, ainda que modesto, para compensar a perda inflacionária.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Chape sorteia 11 crianças para experiência nos bastidores da Arena Condá

Ação será realizada no Dia das Crianças, antes da partida entre Chapecoense e Athletico;...

Chapecoense enfrenta o Vitória em duelo decisivo contra o rebaixamento

Verdão joga nesta quarta-feira, às 20h, no Barradão, e tenta manter a reação na...

Último dia para inscrição no concurso da CASAN. Remuneração pode superar os R$ 14,4 mil

Candidatos têm até as 14h desta sexta-feira (9) para se inscrever; provas serão realizadas...

Moraes determina início da pena de Eduardo Bolsonaro e cancelamento de passaportes

Ex-deputado foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão em regime semiaberto...