quarta-feira, 9 julho, 2025

Estados do Sul e MS criam comissão para defender a Ferrosul

Compartilhe essa notícia:

Os governadores do Sul e do Mato Grosso do Sul decidiram criar uma comissão oficial conjunta para fortalecer o debate nacional sobre a renovação das concessões ferroviárias e viabilizar a Ferrosul, ligação ferroviária que integrará os quatro estados. O anúncio foi feito nesta terça-feira (8), após reunião em Florianópolis.

O encontro reuniu o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, e o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso do Sul, Jaime Elias Verruck. Cada estado irá indicar representantes para integrar a comissão técnica que trabalhará em planos de ação e na defesa dos interesses regionais no cenário nacional.

“Foi decidido que vamos criar uma comissão técnica agora, formada pelos quatro estados, de forma legalizada, baseada em uma carta dizendo a intenção dos governadores em trabalhar esse assunto de forma conjunta. Só assim vamos fazer o assunto andar. Isso é vital para a nossa economia”, destacou Jorginho Mello.

Santa Catarina terá representantes na comissão

Santa Catarina será representada pelo secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, pelo adjunto da mesma pasta, Ivan Amaral, e pelo secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando. O grupo, junto com os representantes dos outros estados, irá trabalhar o mapa ferroviário regional, definindo a espinha dorsal fundamental para o desenvolvimento ferroviário: a Ferrosul.

União dos estados fortalece negociações

O secretário Beto Martins destacou a relevância do encontro articulado por Santa Catarina. “A união desses quatro estados vai mudar totalmente nossa capacidade de negociação. Muitos atores do setor trabalhavam com a nossa divisão e agora saberão que estamos unidos para discutir a malha ferroviária. Nossos estados não têm recebido há décadas a atenção que merecem em eficiência logística”, avaliou.

LEIA TAMBÉM  Motorista sem CNH foge da PMRv, dirige na contramão e quase causa acidente em Chapecó

Já o governador gaúcho Eduardo Leite reforçou a importância da união para enfrentar desafios logísticos. “O Rio Grande do Sul assistiu ao longo das últimas décadas desativações de trechos da rede ferroviária, que reduziram sua funcionalidade a 25% da malha original. Dos quase 4 mil quilômetros de rede, menos de 900 quilômetros estão operacionais”, disse.

Os governadores do Paraná, Ratinho Junior, e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, estavam em viagens e foram representados pelos respectivos secretários de Estado.

Presenças

Participaram também do encontro o prefeito de Florianópolis e presidente da Fecam, Topázio Neto, o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, o secretário de Comunicação, Bruno Oliveira, a secretária executiva de Articulação Nacional, Vânia Franco, e o presidente da Invest SC, Renato Lacerda.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Brasil assume Mercosul com proposta de mais integração regional

Ampliação comercial, promoção da transição energética, desenvolvimento tecnológico, combate ao crime organizado e enfrentamento...

ProUni: divulgado o resultado da primeira chamada do segundo semestre

O resultado da primeira chamada da edição do segundo semestre de 2025 do Programa...

Bolsa bate recorde e dólar cai ao menor valor em mais de um ano

Em um dia de euforia no mercado financeiro, a bolsa de valores se aproximou...

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,18%

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo...
error: Este conteúdo é protegido !!