terça-feira, 18 março, 2025

Endividamento também recua para 21,7% em Santa Catarina

Compartilhe essa notícia:

O percentual de famílias com dívidas em atraso caiu para 21,7%, segundo dados compilados pela Fecomércio SC. A taxa representa uma queda de 0,4 ponto percentual na comparação com o mês anterior.

Em comparação com fevereiro de 2024, a diminuição é ainda mais significativa: 1,7 pontos percentuais. Atualmente, Santa Catarina possui a sétima menor taxa de inadimplentes do Brasil. A média nacional está em 28,6%, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, destaca que os catarinenses são historicamente conhecidos como bons pagadores, e o percentual indica também uma melhora momentânea no ambiente econômico.

“Sempre é necessário comemorar uma queda na inadimplência. Precisamos avaliar como esse índice irá se comportar nos próximos meses, pois o cenário macroeconômico é desafiador, com juros e inflação em viés de alta”, diz Dagnoni.

Endividamento também recua

Pelo segundo mês, o nível de endividamento em Santa Catarina apresentou queda, passando de 72,7% em janeiro para 71,2% em fevereiro, uma redução de 1,5 p.p. Atualmente, cerca de 40% dos catarinenses consideram-se pouco endividados.

” Esse movimento pode estar relacionado ao aumento dos juros e da inflação, que desestimula a tomada de crédito. O endividamento no estado é o nono menor do país e ficou abaixo da média brasileira de 76,4%”, ressalta Edilene Cavalcanti, economista da Fecomércio.

Outro dado positivo foi a redução da proporção de famílias que não têm condições de pagar as dívidas em atraso. Esse indicador caiu de 7% em janeiro para 6,7% em fevereiro de 2025, uma queda de 0,3 ponto percentual. Em relação a fevereiro do ano passado, a redução foi de 3,1 pontos percentuais, sugerindo que muitas famílias estão conseguindo melhorar sua capacidade de pagamento, seja pela renegociação de dívidas ou pela expectativa de melhora econômica.

LEIA TAMBÉM  Operação Alegria 2025 apresenta redução de 62,50% no número de acidentes

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Papa Francisco passa noite tranquila, após 4 semanas de internação

Internado há quatro semanas no Hospital Gemelli, em Roma, por pneumonia nos dois pulmões,...

Camex aprova isenção do Imposto de Importação para nove alimentos

A redução a zero do Imposto de Importação para alimentos só valerá para carnes...

STF mantém prisão de Braga Netto por unanimidade

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, manter a prisão...

Programa para fazer declaração do IRPF 2025 está disponível

O Programa Gerador de Declaração (PGD) do Imposto de Renda 2025 já está disponível para download na página da...
error: Este conteúdo é protegido !!