terça-feira, 14 maio, 2024

Dia Mundial de Combate à Poliomielite: Um Mundo Sem Pólio

Compartilhe essa notícia:

Divulgação

O Dia Mundial de Combate à Poliomielite é lembrado no dia 24 de outubro – uma ocasião importante para destacar os esforços globais na erradicação desta doença debilitante. A Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, já foi uma epidemia global, mas graças a campanhas de vacinação em massa e a dedicação de profissionais de saúde em todo o mundo, foi possível controlar a doença.

Para quem não sabe, a poliomielite é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus expelido por fezes ou secreções de crianças e adultos infectados, sintomáticos ou não. Nos casos graves, em que acontecem paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos, porém, os músculos respiratórios também podem ser impactados, levando a óbito.

O progresso na erradicação da poliomielite tem sido notável. Desde o início da GPEI em 1988, os casos de poliomielite diminuíram. No entanto, ainda existem áreas em alguns países onde a doença persiste, e é fundamental manter os esforços até que a poliomielite seja erradicada completamente.

Contudo, a especialista em vacinas da Prevenção Vacinas Chapecó e presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC), Fabiana Funk, alerta que nos últimos anos houve a queda na cobertura vacinal. O último ano em que a cobertura entre menores de 1 ano atingiu o patamar mínimo de 95% foi 2015. Desde então, os números caíram de forma progressiva até chegarem a apenas 70% em 2021.

De acordo com a especialista, a imunização ainda é a única forma eficiente de prevenir a poliomielite, uma vez que, mesmo não apresentando sintomas, o indivíduo infectado ainda pode transmitir o vírus, contaminando a água e os alimentos.

Fabiana ressalta que a data é uma oportunidade para reconhecer o trabalho árduo e a dedicação de todos aqueles que trabalham incansavelmente para vacinar crianças em todo o mundo. Também é um momento para destacar a importância contínua da vacinação e o compromisso de alcançar um mundo livre da poliomielite. “A adesão das pessoas e o apoio do público desempenham um papel fundamental na luta contra a poliomielite”, finaliza.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Climatologista aponta risco de mais desastres ambientais no mundo

Chuvas intensas como as que ocorrem no Rio Grande do Sul são eventos extremos...
error: Este conteúdo é protegido !!