quarta-feira, 25 março, 2026

Novo Projeto de Lei beneficia agentes comunitários 

Compartilhe essa notícia:

Chapecó conta com aproximadamente 340 agentes comunitários de saúde (ACS) e 110 agentes de combate às endemias (ACE) trabalhando na atenção básica

Em sessão ordinária de quarta-feira (21), os vereadores de Chapecó aprovaram Projeto de Lei Complementar (PLC), que dispõe sobre o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. 

O projeto atende integralmente emenda constitucional, que determina que o vencimento desses profissionais não será inferior a dois salários mínimos. 

De acordo com informações do Projeto de Lei Complementar, Chapecó conta com aproximadamente 340 agentes comunitários de saúde (ACS) e 110 agentes de combate às endemias (ACE) trabalhando na atenção básica. A função dos profissionais, é fazer a interlocução entre a comunidade e o serviço de saúde, visitando cada domicílio, a fim de orientar as famílias a cuidarem de sua própria saúde, levando conhecimento dos riscos de doenças e epidemias. 

O PLC foi aprovado em duas votações e nas duas sessões, teve o voto favorável de todos os vereadores.

LEIA MAIS

Vereador destaca trabalho dos bombeiros em incêndio histórico

Com a aprovação do projeto, os vencimentos desses servidores ficam estabelecidos em R$ 2.824,00. O PLC ainda determina que por se tratar de um programa de âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o valor do vencimento proposto será implantado após efetivação do repasse dos recursos pela União. 

O presidente da Câmara, André Kovaleski (PL), lembrou da importância do projeto em valorizar os agentes comunitários, que estiveram presentes em plenário durante as votações. “São servidores de extrema importância para a prevenção de doenças e epidemias no município. Nosso papel foi discutir e aprovar rapidamente o texto que beneficiará a categoria”.

LEIA TAMBÉM  Sitran doa R$ 30 mil para ampliação da ala de oncologia pediátrica do HRO

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Trump recua de ataques ao Irã por cinco dias após “conversas produtivas”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (23) que mandou suspender...

Estado entrega 31 ambulâncias e motolâncias do SAMU aos municípios catarinenses

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (24) em Içara, o Governo de Santa Catarina oficializou...

Polícia Civil flagra quatro homens enterrando corpo em vala rasa e prende suspeitos em Chapecó

A Polícia Civil de Chapecó realizou diligências na tarde de ontem, dia 18 de...

Governo obriga apps de entrega e transporte a informar quanto vai para o trabalhador

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) determinou que as empresas de aplicativos...