Mutirão elimina 245 focos da dengue na Grande Efapi, em Chapecó

Compartilhe essa notícia:

A eliminação de 245 focos do mosquito Aedes aegypti em um único dia reforçou a ofensiva contra a dengue em uma das áreas mais populosas de Chapecó. O mutirão realizado no último sábado (28), na Grande EFAPI, concentrou visitas, inspeções, tratamentos e atendimento a denúncias para reduzir o risco de proliferação do vetor.

A ação foi coordenada pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, e reuniu 40 agentes de combate a endemias, 45 estudantes da área da saúde e mais de 350 agentes comunitários de saúde distribuídos em diferentes pontos da cidade. Ao longo do dia, foram realizadas 535 visitas e 533 imóveis inspecionados.

Tratamento e pontos estratégicos

Além da eliminação dos focos, 26 propriedades receberam tratamento químico e sete solicitações de visita foram atendidas. As equipes também responderam a nove denúncias registradas pela população e vistoriaram 20 pontos estratégicos, como borracharias, ferros-velhos, cemitérios e depósitos, considerados locais com maior potencial de proliferação do mosquito.

Por que a Grande EFAPI?

A escolha da Grande EFAPI para concentrar a mobilização ocorreu em razão das características urbanas da região e do período de maior risco para transmissão da doença, marcado por calor e chuva. O trabalho reuniu ações de vigilância epidemiológica, ambiental e controle vetorial, numa estratégia de presença direta nos bairros e resposta mais rápida em áreas de maior vulnerabilidade.

Ações permanentes e orientação à população

Segundo a administração municipal, o mutirão faz parte de uma estratégia permanente da Vigilância em Saúde, que mantém mais de 350 agentes em campo com ações contínuas de mapeamento de criadouros, monitoramento de armadilhas e atendimento a ocorrências relacionadas à dengue.

A avaliação da área técnica é de que a atuação integrada entre equipes de campo e comunidade é uma das principais frentes para reduzir a circulação do mosquito no município. A orientação segue sendo para que moradores eliminem recipientes com água parada e acionem o serviço municipal em caso de suspeita ou necessidade de vistoria.

LEIA TAMBÉM  Desfile da Independência reúne 20 mil pessoas em Chapecó

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

PM prende homem por porte ilegal de arma e ameaça em contexto de violência doméstica em Chapecó

Suspeito de 58 anos efetuou dois disparos no interior de uma residência e escondeu...

Chape Futsal enfrenta Tubarão hoje para defender liderança da Série Ouro

Verdão das Quadras joga nesta quinta-feira (10), às 19h30, na Arena Multiuso, pela penúltima...

Baixa testosterona pode apresentar sinais que vão além da vida sexual

Cansaço persistente, alterações no humor, perda de massa muscular e redução da libido estão...

Chuva intensa provoca alagamentos em vários pontos de Chapecó

Defesa Civil registrou cerca de 40 milímetros de chuva em menos de uma hora;...