Crianças de 3, 8 e 9 anos são flagradas furtando veículo e mãe é detida por abandono de incapaz em Chapecó

Compartilhe essa notícia:

Menores relataram à Polícia Militar que agiam por orientação da responsável para conseguir comida. Conselho Tutelar constatou moradia em condições insalubres no bairro Efapi

A Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (2º BPM/Fron), atendeu a uma ocorrência de furto que revelou um grave quadro de vulnerabilidade social e abandono de incapaz na noite de quinta-feira (1º), no bairro Efapi, em Chapecó. Três crianças foram flagradas subtraindo pertences de um carro estacionado em via pública após relatarem que estavam com fome e frio.

  • O que é: Ocorrência de furto em veículo combinada com apuração de abandono de incapaz e corrupção de menores.
  • Números principais: 3 crianças resgatadas (idades de 3, 8 e 9 anos); mãe de 38 anos conduzida à delegacia.
  • Onde: Bairro Efapi, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.
  • Quem afeta: Menores em situação de risco, Conselho Tutelar, autoridades policiais e a rede de assistência social do município.

Como os policiais localizaram as crianças no bairro Efapi?

A guarnição do 2º BPM/Fron foi acionada para averiguar uma denúncia de furto em via pública. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram três irmãos, com idades de 3, 8 e 9 anos, desacompanhados e visivelmente abalados por frio e fome. Testemunhas e relatos preliminares indicaram que os menores haviam entrado em um automóvel estacionado, de onde levaram uma quantia em dinheiro e uma blusa de frio.

Em conversa com os policiais, as crianças relataram que teriam sido instruídas pela própria mãe a cometer furtos nas imediações para arrecadar dinheiro destinado à compra de comida para a família.

O que foi constatado na residência da família?

Diante da gravidade da situação, a PM acionou imediatamente equipes do Conselho Tutelar para acompanhar a ocorrência e dar início às buscas pelo paradeiro dos responsáveis. Ao chegarem à casa onde as crianças residiam, os agentes constataram um cenário de extrema precariedade e insalubridade, com acúmulo excessivo de sujeira, entulho, objetos espalhados e móveis quebrados.

LEIA TAMBÉM  Cão cego e surdo é resgatado de tubulação após duas horas em Chapecó

Questionada pela polícia e pelos conselheiros tutelares, a genitora, de 38 anos, declarou que não sabia onde os filhos estavam no momento da abordagem e admitiu que não mantinha controle sobre as entradas e saídas dos menores do domicílio.

Quais providências legais foram tomadas pelas autoridades?

Constatada, em tese, a ocorrência de abandono de incapaz e indícios de incentivo ou direcionamento à prática de atos infracionais por menores, a mulher recebeu voz de prisão e foi conduzida à Central de Plantão Policial para a lavratura dos procedimentos cabíveis e apuração dos fatos pela autoridade judiciária competente.

Os três irmãos ficaram sob a custódia e proteção integral do Conselho Tutelar de Chapecó, que realizou o acolhimento emergencial e acionou a rede socioassistencial para a garantia dos direitos fundamentais e segurança das crianças.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Dólar encosta em R$ 5 e Bolsa dispara quase 8% após primeiro turno

Ibovespa superou pela primeira vez os 200 mil pontos, enquanto moeda norte-americana recuou 4,12%...

Glicose alta: dois hábitos simples podem reduzir em até 58% o risco de diabetes

Perder de 5% a 7% do peso corporal e praticar 150 minutos de atividade...

OMS lança primeiro guia para tratamento da obesidade em crianças e adolescentes

Documento prioriza mudanças no estilo de vida e não recomenda medicamentos ou cirurgia para...

Guarda Municipal de Chapecó amplia de três para 13 integrantes o grupamento de motocicletas

Dez novos agentes passaram a atuar no GEPOM após capacitação de 70 horas; objetivo...