A Prefeitura de Chapecó apresentou, na manhã desta terça-feira (23), cinco novas ambulâncias adquiridas para reforçar a frota municipal de transporte de pacientes. A renovação faz parte de um processo de modernização da estrutura da Secretaria de Saúde, que agora conta com oito ambulâncias e duas vans, sendo que cinco dos veículos foram comprados em uma licitação realizada no fim do ano passado.
Entre as novidades está uma van adaptada com maca especial e maior capacidade, destinada exclusivamente ao transporte de pacientes com obesidade. O investimento nesse veículo foi de R$ 350 mil.
“Chapecó é uma das poucas cidades de Santa Catarina a dispor de um veículo específico para esse tipo de atendimento. Temos pacientes com 170 kg, 200 kg ou mais, que enfrentavam muito desconforto nas ambulâncias convencionais. O investimento total com os novos veículos ultrapassa R$ 2 milhões”, destacou o prefeito João Rodrigues.
O prefeito também lembrou que o município criou o programa Vida Plena, que já proporcionou 30 cirurgias bariátricas a pacientes com obesidade mórbida.
O secretário de Saúde, João Lenz, reforçou que o número de pessoas obesas tem aumentado no Brasil e que, em Chapecó, cerca de mil pacientes estão atualmente em tratamento. Segundo ele, os novos veículos também possibilitarão o transporte de pessoas acamadas, tanto para atendimentos em hospitais e unidades de saúde locais, quanto para deslocamentos a outras cidades e estados, quando forem necessários procedimentos especializados que não estão disponíveis no município.