Chapecó intensifica ações preventivas contra o El Niño

Compartilhe essa notícia:

Resumo: Com a previsão do fenômeno El Niño para o segundo semestre de 2026, que deve provocar aumento de chuvas na região Sul do país, a Prefeitura de Chapecó vem adotando medidas preventivas desde o final de 2025. As ações incluem intensificação do sistema de monitoramento, limpeza de galerias, desobstrução de pontos críticos e desassoreamento de áreas urbanas. Somente em 2026, foram limpos 10,9 mil metros de rios e córregos, com retirada de 11,8 mil toneladas de materiais e 600 toneladas de lodo.

Com a previsão do fenômeno El Niño para o segundo semestre deste ano, provocando aumento de chuvas na região Sul do País, a Prefeitura de Chapecó desde o final do ano passado vem adotando medidas de prevenção. Entre elas estão a intensificação e ampliação do sistema de monitoramento, limpeza de galerias e pontos passíveis de desobstrução, além do desassoreamento das áreas urbanas.

limpeza de rios e córregos em Chapecó como ação preventiva contra El Niño

Somente neste início de 2026 foi realizada a limpeza de 10,9 mil metros de rios e córregos, com a retirada de 11,8 mil toneladas de materiais e 600 toneladas de lodo, segundo informações do Secretário de Obras e Infraestrutura Urbana, Luiz Paulo Carraro. A Prefeitura também executou a limpeza e desobstrução de mais de 350 bocas de lobo com equipamento de hidrojateamento, além da limpeza manual de mais de dez mil metros de galerias pluviais e tubulações.

“Essas medidas da Prefeitura com a retirada do material permitem desobstruir pontos onde o acúmulo de lixo e galhos poderia bloquear o fluxo da água. Além disso, o desentupimento dos bueiros também diminui as chances de alagamento. E a abertura do leito dos córregos aumenta a vazão. Essas são algumas das medidas preventivas que estamos adotando desde o final do ano passado, diante da previsão de aumento de chuvas para a nossa região”, disse o Diretor de Proteção e Defesa Civil de Chapecó, Walter Parizotto.

LEIA TAMBÉM  PM cumpre mandado de prisão contra homem investigado por furto em edifício no bairro São Pedro

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Paulinho da Silva apresenta trajetória e propostas para candidatura a deputado estadual

Vereador de Chapecó em quarto mandato, candidato do PCdoB destaca inclusão, hospital universitário, habitação...

Testes clínicos com polilaminina para lesão medular começam no dia 24

Substância desenvolvida pela UFRJ em parceria com o laboratório Cristália será testada em cinco...

Motorista fica ferido após colisão de Fiorino em árvore no bairro São Cristóvão, em Chapecó

Vítima apresentava dores nos braços e pernas, confusão mental e suspeita de fraturas nas...

2ª Feijoada do Tênis de Mesa de Chapecó supera expectativas e reúne 330 pessoas

Evento da ADCTM teve recorde de público e feedback positivo; próxima competição será a...