Celesc anuncia endurecimento contra fios clandestinos em postes

Compartilhe essa notícia:

A medida vai intensificar operações de retirada de cabos instalados por empresas que não possuem contrato de compartilhamento com a Celesc, combatendo os fios clandestinos em postes. Nesta quinta-feira, 12, o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, anunciou que a companhia irá endurecer a fiscalização contra operadoras clandestinas de telecomunicações que utilizam de forma irregular os postes da rede elétrica em todo o estado.

O tema foi debatido durante o II Congresso Internacional promovido pelo Procon/SC, que reuniu autoridades, especialistas e representantes de instituições ligadas à defesa do consumidor, em um painel realizado para discutir a ampliação do Programa Limpa Fio, iniciativa coordenada pelo Procon/SC em parceria com a Celesc, a ANATEL e empresas de telecomunicações para eliminar os fios clandestinos em postes.

A medida vai intensificar operações de retirada de cabos instalados por empresas que não possuem contrato de compartilhamento com a Celesc. “Precisamos colocar ordem nessa situação. Muitas dessas empresas atuam de forma clandestina, sem contrato, sem responsabilidade técnica e sem qualquer controle. Isso gera poluição visual, prejudica a organização da rede e, principalmente, coloca a população em risco”, afirmou.

Riscos à população e necessidade de ordenamento

Nos últimos anos, diversas cidades catarinenses registraram ocorrências envolvendo cabos soltos ou mal instalados, incluindo acidentes graves e até mortes, muitos deles causados por fios clandestinos em postes. A organização da rede compartilhada nos postes tem sido apontada como uma das principais medidas para reduzir esses riscos e melhorar a segurança nas vias públicas. A instalação e manutenção destes cabos são de responsabilidade das empresas de telecomunicações proprietárias dos referidos fios.

“Antes das ações de retirada, será realizada uma comunicação prévia à população alertando sobre possíveis interrupções no serviço de internet provocadas pela remoção dessas estruturas ilegais”, explicou Tarcísio.

LEIA TAMBÉM  Guarda Municipal e equipes sociais abordam 28 pessoas em ações de acolhimento

Canal único para reclamações em estudo

Durante o evento, o presidente da Celesc também destacou uma proposta em estudo em parceria com o Procon/SC: a criação de um canal telefônico único para facilitar o contato dos consumidores com as operadoras de telecomunicações, auxiliando no combate aos fios clandestinos em postes.

A ideia é estruturar um número 0800 das operadoras, reunindo os contatos das empresas que utilizam os postes, permitindo que o cidadão tenha mais facilidade para registrar reclamações, solicitar manutenção de cabos ou identificar responsáveis por fios soltos.

“O consumidor muitas vezes não sabe a quem recorrer quando encontra um cabo caído ou irregular. A proposta é justamente criar um canal mais simples e direto para que essas situações possam ser resolvidas com mais rapidez”, destacou o presidente.

Parceria com Procon/SC fortalece fiscalização

A diretora do Procon SC e também mediadora do painel sobre o Programa Limpa Fio, Michele Alves, destacou a importância de ações integradas entre as instituições no combate aos fios clandestinos em postes.

“Nosso foco é unir experiências e esforços em prol da segurança do consumidor e da limpeza da rede elétrica nas cidades, coibindo irregularidades, protegendo e incentivando quem trabalha dentro da legalidade”, destacou.

A parceria também foi celebrada por Tarcísio, que reforçou que a Celesc seguirá atuando em conjunto com órgãos reguladores e entidades de defesa do consumidor para ampliar a fiscalização, retirar estruturas irregulares e garantir mais segurança à população catarinense.

Canais para denúncias

Atualmente, a população pode ajudar na fiscalização de fios clandestinos em postes relatando, de forma sigilosa, casos desse tipo aos canais oficiais da Celesc (0800 048 0196 – ligação gratuita), ou ao Procon/SC:

  • WhatsApp Zap Denúncia: (48) 3665-9057
  • Site: www.procon.sc.gov.br
  • Telefone 151
  • Atendimento presencial: Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis
LEIA TAMBÉM  Projeto ensina adolescentes da Terra Indígena Kondá, em Chapecó, a produzir seus próprios documentários

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Incêndio destrói residência desocupada no bairro Vila Real, em Chapecó

Bombeiros usaram cerca de 6 mil litros de água para conter as chamas na...