quarta-feira, 15 janeiro, 2025

Campanha destaca saúde mental

Janeiro Branco conscientiza sobre bem-estar e saúde emocional

Compartilhe essa notícia:

No mês de janeiro, o município de Chapecó se une a uma importante causa: o Janeiro Branco. Esta campanha nacional tem como propósito promover a conscientização sobre a importância da saúde mental e a construção de uma cultura de bem-estar emocional na população. Em um momento simbólico, as pessoas são incentivadas a refletir sobre suas vidas, relações sociais, emoções e sentido existencial, como se estivessem diante de uma “folha em branco” pronta para ser preenchida.

O foco da campanha é ampliar a conscientização, despertar, educar e desenvolver a população em relação ao cuidado, proteção e gestão da Saúde Mental. Em Chapecó, a Atenção Primária à Saúde desempenha um papel fundamental, realizando atividades nos Centros de Saúde da Família. Nestes centros, equipes multiprofissionais promovem grupos voltados para qualificar o cuidado da saúde mental, abrangendo pessoas interessadas em aprender e ensinar sobre a importância de investir em relações humanas mais saudáveis e vidas com bem-estar emocional.

Durante todo o mês, os Centros de Saúde da Família oferecem espaços de discussão na sala de espera, abordando temas que fortalecem a Saúde Mental, proporcionando informação e apoio para aqueles que aguardam atendimento. A iniciativa destaca a relevância de criar ambientes propícios para a troca de conhecimento e experiências, contribuindo para o desenvolvimento de uma comunidade mais consciente e acolhedora.

A campanha Janeiro Branco enfatiza que a saúde mental vai além da ausência de doenças mentais, conforme define a Organização Mundial da Saúde (OMS). Saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo reconhece suas habilidades, lida eficazmente com o estresse diário, trabalha de maneira produtiva e contribui para a sociedade.

A Prefeitura Municipal de Chapecó, por meio de seus serviços especializados em saúde mental, destacam o mês de janeiro como um momento propício para reflexão sobre as relações sociais e estilo de vida. Os serviços de saúde mental reforçam o compromisso de atuar na promoção da saúde da população, garantindo a todos uma melhor qualidade de vida.

LEIA TAMBÉM  Boletim da Fiocruz indica alta de casos de covid-19 no país

O Secretário de Saúde, Jader Adriel Danielli, afirma “que o cuidado em saúde mental deve estar presente na vida das pessoas para garantir interações familiares e sociais harmoniosas. Por isso, este tema é abordado diariamente no processo de trabalho da Rede de Atenção à Saúde de Chapecó”.

Mais informações ou atendimento:
Centros de Saúde da Família de referência;
Centro de Atenção Psicossocial Infantil: Atende crianças e adolescentes (até 18 anos incompletos) com transtornos mentais graves e persistentes, e os que fazem uso de álcool, crack e outras drogas. (R. Uruguai, 510d – Jardim Itália) ou pelo telefone: (49) 2049-9067;
Centro de Atenção Psicossocial Adulto: Atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.(R. Guarulhos, 620-712 – Passo dos Fortes) ou pelo telefone: (49) 2049-9074;
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e drogas: Atende pessoas adultas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas (R. Manira Terezinha Clenis Sarquis Sartori, 200 – Paraíso) ou pelo telefone: (49) 2049-9066

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Bombeiros atendem incêndio em Palmitos

Uma pizzaria foi atingida por um incêndio na tarde de terça, 13, no centro...

Previdência: contribuição mensal do MEI terá reajuste

A partir de fevereiro, a contribuição mensal do MEI (Microempreendedor Individual) à Previdência Social...

Previdência Social atualiza valores de benefícios do INSS

Os novos valores foram publicados em portaria conjunta dos Ministérios da Fazenda e da Previdência Social...

Teto do INSS sobe para R$ 8.157,40 em 2025

A partir de fevereiro, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social...
error: Este conteúdo é protegido !!