sábado, 25 maio, 2024

Campanha destaca saúde mental

Janeiro Branco conscientiza sobre bem-estar e saúde emocional

Compartilhe essa notícia:

No mês de janeiro, o município de Chapecó se une a uma importante causa: o Janeiro Branco. Esta campanha nacional tem como propósito promover a conscientização sobre a importância da saúde mental e a construção de uma cultura de bem-estar emocional na população. Em um momento simbólico, as pessoas são incentivadas a refletir sobre suas vidas, relações sociais, emoções e sentido existencial, como se estivessem diante de uma “folha em branco” pronta para ser preenchida.

O foco da campanha é ampliar a conscientização, despertar, educar e desenvolver a população em relação ao cuidado, proteção e gestão da Saúde Mental. Em Chapecó, a Atenção Primária à Saúde desempenha um papel fundamental, realizando atividades nos Centros de Saúde da Família. Nestes centros, equipes multiprofissionais promovem grupos voltados para qualificar o cuidado da saúde mental, abrangendo pessoas interessadas em aprender e ensinar sobre a importância de investir em relações humanas mais saudáveis e vidas com bem-estar emocional.

Durante todo o mês, os Centros de Saúde da Família oferecem espaços de discussão na sala de espera, abordando temas que fortalecem a Saúde Mental, proporcionando informação e apoio para aqueles que aguardam atendimento. A iniciativa destaca a relevância de criar ambientes propícios para a troca de conhecimento e experiências, contribuindo para o desenvolvimento de uma comunidade mais consciente e acolhedora.

A campanha Janeiro Branco enfatiza que a saúde mental vai além da ausência de doenças mentais, conforme define a Organização Mundial da Saúde (OMS). Saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo reconhece suas habilidades, lida eficazmente com o estresse diário, trabalha de maneira produtiva e contribui para a sociedade.

A Prefeitura Municipal de Chapecó, por meio de seus serviços especializados em saúde mental, destacam o mês de janeiro como um momento propício para reflexão sobre as relações sociais e estilo de vida. Os serviços de saúde mental reforçam o compromisso de atuar na promoção da saúde da população, garantindo a todos uma melhor qualidade de vida.

O Secretário de Saúde, Jader Adriel Danielli, afirma “que o cuidado em saúde mental deve estar presente na vida das pessoas para garantir interações familiares e sociais harmoniosas. Por isso, este tema é abordado diariamente no processo de trabalho da Rede de Atenção à Saúde de Chapecó”.

Mais informações ou atendimento:
Centros de Saúde da Família de referência;
Centro de Atenção Psicossocial Infantil: Atende crianças e adolescentes (até 18 anos incompletos) com transtornos mentais graves e persistentes, e os que fazem uso de álcool, crack e outras drogas. (R. Uruguai, 510d – Jardim Itália) ou pelo telefone: (49) 2049-9067;
Centro de Atenção Psicossocial Adulto: Atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.(R. Guarulhos, 620-712 – Passo dos Fortes) ou pelo telefone: (49) 2049-9074;
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e drogas: Atende pessoas adultas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas (R. Manira Terezinha Clenis Sarquis Sartori, 200 – Paraíso) ou pelo telefone: (49) 2049-9066

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Semana começa com tempo firme e termina com chuva e frio

De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e...

Trabalho em Arroio do Meio está dividido em várias frentes

Deste às 7h da manhã desta quarta-feira os voluntários que foram de Chapecó para...

Enxadrista Chapecoense conquista segundo lugar

O enxadrista Chapecoense João Gabriel Breitembach, de apenas 10 anos, da Prefeitura de Chapecó/CXC,...

Polícia Científica apresenta trabalhos em sessão da Câmara

Os atendimentos, a estrutura e a nova sede da Polícia Científica de Chapecó, foram...
error: Este conteúdo é protegido !!