sexta-feira, 12 dezembro, 2025

STF mantém prisão de Braga Netto por unanimidade

Compartilhe essa notícia:

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, manter a prisão do general Braga Netto, ex-ministro do governo Jair Bolsonaro e candidato a vice-presidente nas eleições de 2022.

Por que Braga Netto foi preso?

A prisão foi determinada em dezembro de 2023 pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com a Polícia Federal (PF), Braga Netto teria tentado obstruir as investigações, atuando diretamente para dificultar o avanço do caso.

O que pesou contra Braga Netto?

A Polícia Federal aponta que o general tentou obter informações sigilosas da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Além disso, as investigações indicam que Braga Netto desempenhou um papel de liderança e organização no planejamento do golpe.

STF mantém prisão por unanimidade

Após a prisão, a defesa do general recorreu ao STF para tentar reverter a decisão. No entanto, na sessão virtual desta sexta-feira (14), os ministros do Supremo mantiveram a detenção de Braga Netto.

O voto do relator Alexandre de Moraes foi seguido pelos ministros:

  • Cristiano Zanin
  • Flávio Dino
  • Cármen Lúcia
  • Luiz Fux

Em sua decisão, Moraes destacou a “gravíssima participação” do ex-ministro na trama golpista e reforçou que há indícios concretos de que ele tentou atrapalhar as investigações.

“Braga Netto tentou controlar o que seria repassado à investigação, demonstrando seu papel de liderança, organização e financiamento no esquema golpista.” – Alexandre de Moraes

Conclusão

Com a decisão, Braga Netto permanece preso enquanto as investigações continuam avançando. O caso segue em tramitação no STF, e novos desdobramentos são esperados nos próximos meses.

Fique atualizado e acompanhe as últimas notícias sobre o julgamento e o andamento da investigação.

LEIA TAMBÉM  Novas regras da CNH entram em vigor ainda esta semana

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Padre Ezequiel se apresenta hoje no campo do Jardim do Lago na Grande Efapi

A programação do Natal do Brasil em Chapecó tem seu grande destaque nesta segunda-feira...

PM prende homem em liberdade provisória com 55g de cocaína em Chapecó

A Polícia Militar prendeu um homem de 33 anos, reincidente no tráfico de drogas,...

Chapecoense de Futsal encerra temporada histórica com 3º lugar no Brasileiro

A Associação Chapecoense de Futsal fechou uma temporada histórica em 2025. Após 16 anos,...

Câmara aprova Lei Orçamentária Anual do Município para 2026

A Câmara Municipal de Chapecó aprovou por unanimidade, em segunda votação na sessão da...