sexta-feira, 18 julho, 2025

Festa junina, fogueira e os cuidados com a rede de energia elétrica

Compartilhe essa notícia:

Com a chegada das festas juninas e julinas em todo o Brasil, distribuidoras de energia e autoridades fazem um alerta importante à população: soltar balões é perigoso, ilegal e pode trazer sérias consequências à segurança pública e à rede elétrica.

A prática, considerada crime ambiental, pode causar incêndios, curtos-circuitos, apagões e colocar vidas em risco. Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), que representa 42 concessionárias responsáveis pelo atendimento de mais de 90 milhões de residências, a conscientização da população é fundamental para prevenir acidentes nesse período de comemoração.

Além dos balões, outras práticas típicas das festas juninas também requerem atenção. As fogueiras acesas próximas à rede elétrica podem danificar cabos, provocar choques elétricos, incêndios e até interrupções no fornecimento de energia. Também é proibido usar postes ou fios de energia para pendurar bandeirinhas e enfeites, o que representa risco de curto-circuito e acidentes.

O major Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, lembra que os balões são uma das principais causas de incêndios em áreas urbanas e florestais. “Além dos prejuízos ao meio ambiente e à propriedade privada, os balões representam grande perigo à aviação. O risco de colisão com aeronaves ou de serem sugados pelas turbinas é real, podendo provocar acidentes aéreos”, alerta.

O presidente da Abradee, Marcos Madureira, reforça que o momento é de celebração, mas também de responsabilidade. “Comportamentos de risco, como soltar balões ou acender fogueiras perto da rede elétrica, podem ter consequências graves e irreversíveis”, afirma.

Mais informações e dicas de segurança podem ser acessadas no site oficial da Abradee: www.abradee.org.br. A orientação é clara: celebre com responsabilidade e mantenha a segurança em primeiro lugar.

LEIA TAMBÉM  AGU vai ao STF para reverter derrubada de decreto do IOF

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Produção de motocicletas passa de 1 milhão em 2025, diz Abraciclo

A produção de motocicletas chegou à 1.000.749 de unidades no primeiro semestre de 2025,...

Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 5,17% em 2025

As expectativas do mercado financeiro estão mais otimistas com relação à inflação do país....

Incêndio destrói carro em Chapecó

Um incêndio veicular mobilizou o 6º Batalhão de Bombeiros Militar na manhã desta quinta-feira...

Justiça determina que SUS realize fertilização in vitro para mulher de Chapecó

Uma decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Chapecó determinou que...