segunda-feira, 19 janeiro, 2026

Detran lança campanha sobre placas de identificação de veículos

Compartilhe essa notícia:

Campanha tem o objetivo de orientar motoristas e proprietários de veículos sobre eventuais irregularidades nas Placas de Identificação de Veículos (PIV)

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) deflagra, neste domingo, 11, a primeira fase da Campanha De olho na placa, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar de Santa Catarina, as empresas concessionárias Arteris Litoral Sul e CCR, e credenciados e suas associações. A campanha tem o objetivo de orientar motoristas e proprietários de veículos sobre eventuais irregularidades nas Placas de Identificação de Veículos (PIV). A previsão é atingir cerca de meio milhão de pessoas somente nesta primeira fase.

O Detran/SC elaborou e imprimiu 500 mil panfletos que contêm todas as observações que devem ser conferidas para que os cidadãos não sejam alvos de placas falsas e não registradas. Eles serão distribuídos nesta primeira fase da campanha em três praças de pedágio da Arteris Litoral Sul (Palhoça, Porto Belo e Araquari). Na área de atuação da Polícia Militar, serão realizadas operações de comando de trânsito com fiscalização e orientação sobre as Placas de Identificação de Veículos em todo o Estado.

O presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes, reforça a importância de conferir se a placa do veículo está regular. “É simples de saber se a placa está regular ou não, é só conferir o QR Code que está na sua placa e observar a autenticidade e se tem registro, além disso, ela não deve estar apagada, gasta ou amassada. Existem infrações que estão relacionadas às placas de identificação veicular, que inclusive são crime e de natureza gravíssima, por isso é importante, para sua segurança, conferir se está tudo certo e dentro da lei”, explica o presidente.

LEIA TAMBÉM  Anatel confirma: setor de telecomunicações do Brasil fecha 2025 em forte expansão

Segundo Kennedy, se houver algum problema na placa, é preciso procurar uma empresa credenciada ao Detran/SC, porque somente essas podem fornecer placas dentro da legislação. A lista de empresas credenciadas pode ser encontrada no site do Detran.

Nesta primeira fase da campanha serão distribuídos cerca de 300 mil impressos De olho na placa pela Polícia Militar e pela Arteris Litoral Sul. Na próxima fase, a Polícia Rodoviária Federal e a CCR serão responsáveis pelas operações da campanha no Estado.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Saiba como gastar menos com o uso do ar-condicionado

O ar-condicionado pode representar até 40% do consumo residencial nos meses mais quentes, a...

Em jogo de 5 sets, ACV cai diante do Brusque

Um verdadeiro espetáculo do voleibol catarinense marcou a noite desta segunda-feira (12) no Ginásio...

Sicoob orienta sobre prevenção de fraudes durante férias

A intensificação das transações durante o período de descanso amplia a exposição a riscos:...

Renovação automática da CNH beneficia mais de 323 mil motoristas na primeira semana

O novo programa de renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já é...