segunda-feira, 29 dezembro, 2025

Detran lança campanha sobre placas de identificação de veículos

Compartilhe essa notícia:

Campanha tem o objetivo de orientar motoristas e proprietários de veículos sobre eventuais irregularidades nas Placas de Identificação de Veículos (PIV)

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) deflagra, neste domingo, 11, a primeira fase da Campanha De olho na placa, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar de Santa Catarina, as empresas concessionárias Arteris Litoral Sul e CCR, e credenciados e suas associações. A campanha tem o objetivo de orientar motoristas e proprietários de veículos sobre eventuais irregularidades nas Placas de Identificação de Veículos (PIV). A previsão é atingir cerca de meio milhão de pessoas somente nesta primeira fase.

O Detran/SC elaborou e imprimiu 500 mil panfletos que contêm todas as observações que devem ser conferidas para que os cidadãos não sejam alvos de placas falsas e não registradas. Eles serão distribuídos nesta primeira fase da campanha em três praças de pedágio da Arteris Litoral Sul (Palhoça, Porto Belo e Araquari). Na área de atuação da Polícia Militar, serão realizadas operações de comando de trânsito com fiscalização e orientação sobre as Placas de Identificação de Veículos em todo o Estado.

O presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes, reforça a importância de conferir se a placa do veículo está regular. “É simples de saber se a placa está regular ou não, é só conferir o QR Code que está na sua placa e observar a autenticidade e se tem registro, além disso, ela não deve estar apagada, gasta ou amassada. Existem infrações que estão relacionadas às placas de identificação veicular, que inclusive são crime e de natureza gravíssima, por isso é importante, para sua segurança, conferir se está tudo certo e dentro da lei”, explica o presidente.

LEIA TAMBÉM  Apostadores podem pedir bloqueio de seus dados de forma unificada com nova ferramenta

Segundo Kennedy, se houver algum problema na placa, é preciso procurar uma empresa credenciada ao Detran/SC, porque somente essas podem fornecer placas dentro da legislação. A lista de empresas credenciadas pode ser encontrada no site do Detran.

Nesta primeira fase da campanha serão distribuídos cerca de 300 mil impressos De olho na placa pela Polícia Militar e pela Arteris Litoral Sul. Na próxima fase, a Polícia Rodoviária Federal e a CCR serão responsáveis pelas operações da campanha no Estado.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra HPV até junho de 2026

Ministério da Saúde quer vacinar cerca de 7 milhões de adolescentes

Acidente com dois veículos envolve oito pessoas em Xanxerê

Duas pessoas foram levadas ao Hospital Regional São Paulo

Casan retoma captação no Lajeado São José

Sistema ainda não tem prazo para ser normalizado. Companhia assegura qualidade da água

Chapecoense anuncia Jean Carlos como primeiro reforço para 2026

A Chapecoense acaba de oficializar sua primeira contratação para a temporada de 2026. O...