domingo, 11 janeiro, 2026

Câmara cria grupo de trabalho para combater adultização infantil nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

O Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados definiu, nesta terça-feira (12), a criação de um grupo de trabalho (GT) para elaborar um projeto de lei destinado a combater a adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais. A partir da próxima semana, o GT terá 30 dias para apresentar a proposta.

Origem do debate

O tema ganhou repercussão após denúncias do influenciador Felca Bress contra perfis que exibem crianças e adolescentes com pouca roupa, dançando músicas sensuais ou falando sobre sexo em programas digitais com objetivo de monetização. Esses conteúdos geram receita para os administradores dos canais e expõem menores de idade a situações de erotização precoce.

Comissão geral e próximos passos

Uma comissão geral foi marcada para 20 de agosto, liderada pelo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), com participação de especialistas e organizações da sociedade civil. Projetos já em tramitação no Congresso poderão servir de base para a nova proposta, que agora é tratada como prioridade pela presidência da Casa.

>>>Veja mais notícias de Chapecó<<<

Propostas e divergências

A líder do PSOL, deputada Talíria Petrone (RJ), defendeu que o texto inclua regulação das plataformas digitais, destacando que, sem responsabilização das empresas, a proteção das crianças fica comprometida. “Para nós, o que é proteção de crianças e adolescentes para eles é censura à liberdade de expressão”, afirmou, referindo-se à resistência de parte da oposição.

Entre os textos sugeridos como referência está o PL 2.628/2022, do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que obriga redes sociais a criarem mecanismos para impedir conteúdos com erotização infantil, prevendo multas de até 10% do faturamento das empresas em caso de descumprimento.

A oposição, liderada pelo PL, manifestou apoio à punição da adultização infantil, mas alertou contra possíveis restrições à liberdade de expressão. O deputado Domingos Sávio (PL-MG) afirmou: “Não podemos admitir que, sob o pretexto de punir crimes, se cometa outro crime contra a Constituição, que é acabar com a liberdade de expressão”.

LEIA TAMBÉM  Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil entra em vigor

O que é adultização infantil

A adultização infantil é a exposição precoce de crianças a comportamentos, responsabilidades e expectativas próprias de adultos. Segundo o Instituto Alana, a prática pode provocar erotização precoce e gerar impactos negativos no desenvolvimento emocional e psicológico.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Santa Catarina gerou 275,8 mil empregos com carteira assinada

Todos os cinco grandes grupos de atividades econômicas registraram saldo positivo no estado no...

Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento ao INSS

Os aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social...

Câmara de Chapecó tem novo presidente

O Poder Legislativo de Chapecó está sob novo comando. O vereador Adão Teodoro (PSD)...

Entenda o que é o Acordo Mercosul – União Europeia

Após mais de 25 anos de negociações, o acordo comercial entre Mercosul e União...