sexta-feira, 8 agosto, 2025

Plano de contingência ao tarifaço deve ser anunciado até terça, diz Alckmin

Compartilhe essa notícia:

Vice-presidente diz que Lula vai bater o martelo após avaliar impacto por setor

O plano de contingência para socorrer os setores brasileiros afetados pelo tarifaço dos Estados Unidos deverá ser anunciado até a próxima terça-feira (12), segundo o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin.

Em entrevista concedida nesta quinta-feira (8), no estacionamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Alckmin explicou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já recebeu a proposta e deverá decidir em breve.

“Ele [o plano] foi apresentado ao presidente Lula, que terminou ontem à noite o trabalho de leitura. O presidente vai bater o martelo e aí vai ser anunciado. Se não for amanhã, provavelmente na segunda ou terça-feira”, afirmou.

Foco em empresas mais expostas às exportações

O plano busca direcionar o apoio às empresas com maior exposição ao mercado americano, afetadas pela tarifa de 50% imposta sobre produtos brasileiros pelo governo de Donald Trump.

Segundo Alckmin, haverá uma régua para medir a participação das exportações por setor. “Há setores em que mais de 90% [da produção] vai para o mercado interno, com exportações de 5%, no máximo 10%. E tem setores em que metade do que se produz é para exportar. E tem setores que exportam mais da metade para os Estados Unidos. Então, foram muito expostos, estão muito expostos”, detalhou.

O vice-presidente mencionou o setor de pescados como exemplo, destacando que dentro de um mesmo segmento há diferenças relevantes. “No caso da tilápia, o maior consumo é interno. Já o atum tem a maior parte da produção destinada à exportação”, disse.

Veja mais notícias de Chapecó

Encontro com representante dos EUA

Alckmin também comentou, de forma breve, a reunião com o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar. O encontro ocorreu nesta tarde, fora da agenda oficial.

LEIA TAMBÉM  Senadores dizem que abriram canais de diálogo com autoridades dos EUA

“Foi muito bom”, limitou-se a dizer.

Antes de se reunir com o vice-presidente, Escobar esteve com o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, e depois visitou a Câmara dos Deputados.

Setor calçadista também será afetado

Antes do encontro com Escobar, Alckmin reuniu-se com representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que manifestaram preocupação com o impacto das tarifas.

“Recebi agora o setor de calçados. É um setor também afetado, que usa muita mão de obra. Mas, mais afetado que o calçado, é o couro. O couro, mais de 40% [da produção] é para exportação”, ressaltou Alckmin.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Senado aprova isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

Medida beneficia trabalhadores com renda de até R$ 3.036 mensais e agora aguarda sanção...

Carol De Toni recebe Medalha “O Desbravador” em Chapecó

Na noite desta quinta-feira (07), a deputada federal Carol De Toni foi homenageada pela...

Veículo na contramão mata motociclista no Elevado

Na madrugada deste sábado, 2 de agosto de 2025, um grave acidente de trânsito...

Efapi do Brasil é lançada no Encontro Catarinense da Imprensa

Evento reuniu 600 profissionais da comunicação e reforçou dimensão nacional da feira de Chapecó A...