Tadalafila no Dia dos Namorados traz riscos no Brasil

Compartilhe essa notícia:

Resumo

No Dia dos Namorados, celebrado nesta sexta-feira (12) no Brasil, o uso de tadalafila sem indicação médica volta ao centro da atenção por causa dos riscos à saúde. A Anvisa lista efeitos graves como infarto, AVC, hipotensão, perda de visão e audição, enquanto um estudo da University of British Columbia aponta aumento de 85% no risco de problemas na retina e no nervo óptico.

O Brasil vai “sextar”. O Dia dos Namorados, nesta sexta-feira (12), deve movimentar eventos e encontros por todo o país — e também pede cuidado com a saúde. A data costuma empurrar jovens e adultos para o consumo de medicamentos para disfunção erétil sem orientação médica, atraídos pela promessa de “performance milagrosa”.

Uso sem indicação

A tadalafila, conhecida popularmente como “tadala”, está entre os genéricos mais vendidos do país. Em homens sem problemas fisiológicos, especialistas dizem que o remédio funciona como uma “bengala psicológica”. Entre jovens sem diagnóstico, o efeito costuma ser placebo; na prática, pode não haver ganho real.

De acordo com informações da Anvisa, o uso recreativo ou estético dessas substâncias pode provocar efeitos graves. A lista inclui infarto, acidente vascular cerebral (AVC), hipotensão — a pressão baixa —, perda de visão, perda de audição e dependência psicológica.

O que diz o estudo

Outro alerta vem de um estudo da University of British Columbia: usuários regulares desses medicamentos tiveram aumento de 85% no risco de desenvolver condições graves na retina e no nervo óptico. A combinação com bebidas alcoólicas também pode reduzir a atividade dopaminérgica e produzir um efeito paradoxal na hora da comemoração.

LEIA TAMBÉM  Anvisa cancela registro do Elevidys, medicamento para distrofia muscular

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Anvisa proíbe propaganda de caneta emagrecedora

Agência viu anúncio no Aeroporto de Congonhas, no site do produto e em redes sociais; Semavy é de tarja vermelha.

Anvisa aprova medicamento para câncer de mama em estágio avançado

Medicamento oral foi liberado nesta segunda-feira (21) e pode ser comercializado por pelo menos 6 meses em pacientes sem progressão radiológica e/ou clínica.