segunda-feira, 20 abril, 2026

Tráfego no Estreito de Ormuz fica parado após EUA apreenderem navio iraniano

Compartilhe essa notícia:

O tráfego marítimo pelo Estreito de Ormuz permanece praticamente parado nesta segunda-feira (20), com apenas três travessias nas últimas 12 horas, de acordo com dados de navegação. O tráfego no Estreito de Ormuz foi severamente impactado após a apreensão de um navio iraniano pelos Estados Unidos.

O petroleiro Nero, sob sanções do Reino Unido, deixou o Golfo e navegou pelo estreito hoje, segundo análise de satélite da SynMax e dados da plataforma Kpler. Dois outros navios — um tanque de produtos químicos e um tanque de gás liquefeito de petróleo — navegaram separadamente para o Golfo pela hidrovia vital.

Cessar-fogo entre EUA e Irã está em perigo

O cessar-fogo entre os EUA e o Irã parecia estar em perigo depois que Washington anunciou a apreensão de um navio de carga iraniano que tentava furar o bloqueio. Teerã prometeu retaliar e recusou-se, por enquanto, a participar de novas negociações de paz.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, disse que os EUA demonstraram que “não estavam levando a sério” o processo diplomático. Baghaei afirmou que Washington insiste “em algumas posições irracionais e irrealistas”.

Ameaças de retaliação e obstáculos às negociações

Uma fonte sênior iraniana disse à Reuters que a continuação do bloqueio dos EUA aos portos iranianos está minando a perspectiva de negociações de paz, e que as “capacidades defensivas” de Teerã, incluindo seu programa de mísseis, não estão abertas à negociação.

Uma fonte de segurança paquistanesa informou que o principal mediador do Paquistão, marechal de campo Asim Munir, disse ao presidente Donald Trump que o bloqueio é um obstáculo para as negociações. Trump teria respondido que consideraria o conselho.

A paralisação no Estreito de Ormuz eleva a tensão geopolítica e mantém os mercados globais de energia em alerta, com potenciais impactos no preço do petróleo.

LEIA TAMBÉM  Trump recua de ataques ao Irã por cinco dias após "conversas produtivas"

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

PRF apreende 30 kg de drogas e resgata bebê em fuga na BR-282 em Chapecó

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 30 quilos de drogas na manhã desta...

Abono salarial para nascidos em março e abril começa a ser pago nesta quarta (15)

Os trabalhadores nascidos em março e em abril que ganharam até R$ 2.766 com...

Parabéns Aurora Coop pelos 57 anos

Contar com a Aurora Coop como pilar fundamental do nosso sistema cooperativo é motivo...

PM recupera carro furtado e prende suspeito após perseguição em Chapecó

A Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do 2º Batalhão de Polícia Militar...