sexta-feira, 3 abril, 2026

84% dos brasileiros defendem dois dias de folga por semana, aponta pesquisa Nexus

Compartilhe essa notícia:

Uma pesquisa da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados revela que 84% dos brasileiros são favoráveis a que os trabalhadores tenham, no mínimo, dois dias de descanso por semana. O levantamento, realizado entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro, ouviu 2.021 pessoas com mais de 16 anos em todas as 27 unidades da Federação.

Em relação ao fim da escala 6×1, 73% dos entrevistados apoiam a medida, desde que não haja redução salarial. O estudo também mostra que 62% dos brasileiros já ouviram falar da proposta em tramitação no Congresso Nacional.

Fim da escala 6×1 divide opiniões quando o salário entra em jogo

O CEO da Nexus, Marcelo Tokarski, detalhou os números à Agência Brasil. De forma genérica, 63% dos consultados se declararam favoráveis ao fim da escala 6×1. No entanto, ao serem informados de que a redução da jornada poderia vir acompanhada de diminuição salarial, o cenário muda:

  • 30% continuam favoráveis, desde que não haja perda no bolso.
  • 11% permanecem contra, independentemente da condição.
  • 10% dos que eram contrários disseram que “se não mexer no bolso, eu topo”.

Com a hipótese de redução de salário, o total de favoráveis ao fim da escala cai para 28%, tornando-se minoria. Outros 40% só apoiam a medida se não implicar em perda salarial.

Conhecimento da PEC ainda é limitado

A pesquisa também mediu o grau de informação da população sobre o tema: 35% nunca ouviram falar da proposta; entre os 62% que já ouviram, 12% conhecem bem e 50% conhecem mais ou menos o assunto.

“A gente tem de cara 35%, ou seja, uma de cada três pessoas que nunca nem ouviu falar desse negócio”, destacou Tokarski. Apenas 12% afirmam entender bem a PEC em tramitação.

LEIA TAMBÉM  Programa "Computadores para Inclusão" torna-se referência internacional para a América do Sul

Desejo por mais folga esbarra na realidade financeira

Para Tokarski, a pesquisa evidencia um dilema central no debate. “Quase todo mundo é favorável a ter uma folga a mais. Não dá para trabalhar seis dias e folgar um só. O problema é que, no Brasil, país de renda média baixa, pouca gente aceita ter uma folga a mais se o salário diminuir”, analisou.

“É quase um viés de desejo. Quem não quer ter folga a mais? Todo mundo quer. Agora, quando a gente coloca que você vai trabalhar um dia menos, mas vai ganhar menos, o cara não quer porque tem conta para pagar”, completou.

Apoio é maior entre eleitores de Lula

O levantamento também revela recortes políticos: 71% dos eleitores de Lula no segundo turno de 2022 apoiam o fim da escala 6×1. Entre os eleitores de Bolsonaro, o índice é de 53%. Tokarski explica: “Era uma promessa, uma bandeira defendida pelo governo também. É natural que quem votou no Lula tenda a apoiar mais”.

Tramitação da PEC e expectativa de aprovação

A PEC 148/2015, que trata do fim da escala 6×1 e da redução gradual da jornada para 36 horas semanais, foi aprovada na CCJ do Senado em dezembro. Ainda precisa passar por dois turnos no Senado e dois na Câmara, exigindo pelo menos 49 votos de senadores e 308 de deputados.

O cronograma prevê:

  • 1º ano: regras atuais (44 horas, escala 6×1).
  • 2º ano: dois dias de descanso obrigatórios.
  • 2027: jornada máxima de 40 horas.
  • 2031 em diante: jornada máxima de 36 horas.

Perguntados se acreditam na aprovação, 52% dos entrevistados disseram que sim, contra 35% que acham que não será aprovada. Outros 13% não opinaram.

LEIA TAMBÉM  SUS vai garantir apoio psicológico e reconstrução dentária para mulheres vítimas de violência

O ponto central a ser definido pelo Congresso é se a redução da jornada ocorrerá com ou sem redução salarial — fator decisivo para a aceitação popular da medida.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

PM apreende pistola, rifle e munições em estabelecimento comercial em Pinhalzinho

Na tarde de domingo (29), por volta das 18h50, a Polícia Militar de Santa...

Trump diz que “Cuba é a próxima” em discurso

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (28) que "Cuba é a...

Desincompatibilização eleitoral 2026: prazos e regras para candidatos

A desincompatibilização eleitoral 2026 já impõe prazos importantes para pré-candidatos que ocupam cargos públicos...

Feira de peixe para Semana Santa segue em Chapecó com 12 pontos de venda

A feira de peixe para Semana Santa em Chapecó foi aberta nesta terça-feira e...