terça-feira, 9 setembro, 2025

Chapecó investe em ações que fortalecem a Alfabetização

Compartilhe essa notícia:

Hoje, 8 de setembro, celebramos o Dia Internacional da Alfabetização. Para marcar essa data, a Prefeitura de Chapecó, por meio da Rede Municipal de Ensino, reforça o compromisso com práticas e projetos que fortalecem a alfabetização em todas as etapas do processo educativo.

Na Educação Infantil, desde as turmas de berçário, as crianças participam de atividades que envolvem vivências literárias, que se ampliam até a pré-escola. Durante esta etapa de ensino, os pequenos começam a compreender o uso das letras, números e símbolos, realizando as primeiras tentativas de escrita e desenvolvendo o gosto pela leitura.

Já no Ensino Fundamental, a alfabetização acontece no primeiro e segundo ano, por meio de abordagens pedagógicas lúdicas e acolhedoras, com o propósito de garantir às crianças o acesso ao direito à leitura e à escrita de forma prazerosa e aprofundada.

Através do Programa Afetividade para Reaprender – PARE, os professores promovem atividades semanais que combinam ludicidade e afetividade, com o objetivo de reforçar habilidades fundamentais para a alfabetização. Além disso, as turmas de segundo ano passam por avaliações mensais de fluência leitora, permitindo o acompanhamento contínuo do desenvolvimento dos estudantes e o fortalecimento da aprendizagem.

De acordo com a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, a capacitação dos professores é outra prioridade da rede. Por meio das formações, os educadores são estimulados a aplicar práticas pedagógicas que valorizam a criatividade, a pesquisa, a leitura e a escrita, promovendo um aprendizado significativo para os alunos. “Investimos continuamente na melhoria dos espaços educativos, na aquisição de materiais pedagógicos e na formação dos professores, para garantir um ensino de qualidade e o desenvolvimento integral das crianças. Em 2024 recebemos o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em reconhecimento às ações desenvolvidas para garantir a alfabetização na idade certa.”, afirmou.

LEIA TAMBÉM  MEC lança curso gratuito “Mais Ensino Médio” para formação de professores

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

BRF será incorporada por empresa lider mundial na produção de carne bovina

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia vinculada ao Ministério da Justiça e...

Funcionários controlam princípio de incêndio em restaurante no Centro de Chapecó

Na madrugada desta sexta-feira (5), um princípio de incêndio em restaurante foi registrado na...

Brasil vence Chile por 3 a 0 no Maracanã pelas Eliminatórias da Copa

A seleção brasileira encerrou sua participação em casa nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa...

Chape Futsal enfrenta Jaraguá após oito anos em clássico do Estadual Série Ouro

Atual campeão da Liga Nacional, time do Norte do Estado visita Chapecó nesta quarta-feira...